segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Angola: DIVERSIFICAR É SÓ UMA PALAVRA BONITA



José Kaliengue – o País (ao), opinião

Este discurso da diversificação da nossa economia deveria ser acompanhado por outro tipo de diversificação. Os nossos endinheirados e os nossos ditos empreendedores deveriam diversificar os seus destinos e deslocar-se mais para o interior do país. Daria jeito, abrir-lhes-ia a mente.

Há um município chamado Jamba neste país, na província da Huíla. É um sítio lindo nesta altura do ano, verdejante, mesmo sobre a terra vermelha com todo o ferro que tem no subsolo. Pois é, Jamba Mineira não é apenas ferro e ouro. É muito mais. É uma terra que, juntando a Matala e o Kuvango, pode bem transformar-se (este trio) num dos maiores fornecedores de manga do país.

Na Jamba, as ruas e os quintais que nem de muro precisam estão sempre limpos… salvo seja, não têm acumulação de lixo como vemos em Luanda… bem, há lixo sim… mangas. Na Jamba, a limpeza do quintal significa varrer as mangas que caiem e levá-las ao lixo.

Acontece que tanto a Jamba, quanto o Kuvango e a Matala têm uma estrada nacional a passar por elas, a 280. Têm estações do Caminho Ferro de Moçâmedes…e têm riqueza que se perde. Depois temos por aí gente a dizer-se empreendedora e cá estamos nós a beber sumo de manga importado.

É no que dá o dinheiro estar em mãos de gente que olha pouco para Angola. São toneladas e toneladas de fruta que se perde todos os anos. É inacreditável que haja tão pouca vontade de se trabalhar e fazer as coisas acontecer em Angola e tanta para mandar dinheiro para fora.

Sem comentários:

Mais lidas da semana