quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Governo de Timor-Leste quer servir país em 2015 com "energia e paixão"




Díli, 31 dez (Lusa) - O Governo de Timor-Leste afirmou hoje em comunicado quer servir o país com "energia e paixão" em 2015, depois de o primeiro-ministro timorense ter anunciado uma remodelação "drástica" do Executivo na sua mensagem de final do ano.

"O V Governo Constitucional mantém firme a sua determinação em defender os interesses nacionais, proteger o povo timorense e honrar os sacrifícios feitos por aqueles que sonharam com um Timor-Leste livre, soberano e independente e espera servir a Nação em 2015 com energia e paixão", refere em comunicado o porta-voz do Governo, Agio Pereira.

No comunicado, o também ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros confirmou que a taxa de execução orçamental de 2014 foi superior a 90%.

Para 2015, o parlamento nacional aprovou um Orçamento de Estado de 1,5 mil milhões de dólares (1,23 mil milhões de euros).

Na segunda-feira, numa mensagem à Nação divulgada na imprensa timorense, o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, anunciou uma remodelação "drástica" do Governo, reiterando que vai abandonar a liderança do Executivo.

"É tempo de mudanças! É já tempo para alterar as condições atuais de liderança de Timor-Leste. Vou proceder à reestruturação drástica do V Governo", pode ler-se no discurso publicado na imprensa timorense em língua portuguesa.

Na mensagem, o chefe do Governo reconheceu a sua "total inabilidade para criar mudanças" e que tem havido da sua parte uma "natural tendência de insuflar nas pessoas o fácil acesso a coisas supérfluas".

Para Xanana Gusmão, a sociedade timorense já tem pessoas capazes e instruídas e é tempo de abrir aos que "potencialmente podem dar mais e melhor ao país" e deixar de estar dependente da decisão de uma pessoa, disse, considerando que não é o mais habilitado para as novas exigências do país.

"Essa pessoa que sou eu só tem o segundo ciclo do liceu, equivalente ao ensino secundário dos dias de hoje. Afasto-me e fico à espera de ser julgado por prática de crimes que eu tenha cometido ou ajudado a cometer para o contento de algumas pessoas honestas (e são poucas) em Timor-Leste", salientou.

Xanana Gusmão disse ainda que a remodelação do Governo "não pode obedecer já aos interesses de cada partido, mas aos interesses que o Governo tem em sua mão, para responder perante o Povo e perante a Nação".

MSE // JCS

Leia mais em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana