quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

MAIS LONGA VIAGEM FERROVIÁRIA DA HISTÓRIA LIGA LESTE DA CHINA A MADRID




Pequim, 10 dez (Lusa) - A mais longa viagem ferroviária da História terminou terça-feira em Madrid depois de um comboio de mercadorias ter percorrido 13.052 quilómetros entre Yiwu, leste da China, e a capital espanhola, anunciou hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Trata-se de uma distância superior à que separa o Polo Norte do Polo Sul e demorou 21 dias.

O comboio saiu de Yiwu no dia 18 de novembro com 40 vagões, transportando 1.400 toneladas de mercadorias, nomeadamente enfeites de natal, e regressará de Madrid com presunto, azeite, vinho e outros produtos espanhóis.

"É uma nova 'Rota da Seda' para o século XXI, com a diferença que agora, o comércio é nos dois sentidos", disse a presidente da Câmara de Madrid, Ana Botella, citada pela Xinhua.

Encarada como possível alternativa ao transporte marítimo, que demora o dobro do tempo, a viagem ferroviária atravessa oito países: China, Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia, Polónia, Alemanha, França e Espanha.

A locomotiva e a tripulação mudaram ao longo do percurso e foi necessário efetuar varias paragens para adaptar o comboio às diferentes bitolas da via-férrea.

AC // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana