quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Portugal – Salgado: JULGADO E CONDENADO NA PRAÇA PÚBLICA? AINDA BEM!



Rafael Barbosa – Jornal de Notícias, opinião

"A minha família e eu próprio fomos julgados na praça pública, acusados de ter desviado centenas de milhões de euros, casas em Miami e castelos na Escócia. Tudo inverdades". A frase é daquele que presumiu ser (e talvez tenha sido) o "Dono Disto Tudo" e resume bem a penosa sessão de passa-culpas de ontem na Assembleia da República. Levará algum tempo até que se consiga digerir tudo sobre a longa maratona de 10 horas, mas fica percebido o essencial: Ricardo Salgado não é culpado de coisa nenhuma. Culpas, se as há, são do governador do Banco de Portugal, que forçou o desaparecimento do BES, ou do atual Governo, que não lhe quis emprestar 2,5 mil milhões de euros. Não se faz. Sobretudo ao chefe de uma família que serviu o país durante 145 anos.

Não sei que tipo de praça pública agradaria a Ricardo Salgado. Mas sei que, na que frequenta hoje a maioria dos portugueses, ele foi, de facto, julgado e condenado. Não por ter um castelo na Escócia ou casas em Miami. Antes por ter sido o responsável por delapidar as poupanças de milhares de pessoas; por receber prendas de muitos milhões à margem da lei e a troco de serviços obscuros; por tráfico de influências sem travão e sem vergonha, na companhia de políticos de vários quadrantes; por gestão mais do que danosa de um banco que levou à falência; por conduzir a um resgate público de 3,9 mil milhões de euros que os portugueses serão chamados a pagar, mais cedo ou mais tarde.

Na praça pública que a maior parte dos portugueses frequenta, Ricardo Salgado foi julgado e condenado, é um facto, mas infelizmente não de modo sumário. Ao contrário, foram necessários demasiados meses, demasiados anos, para o julgar sem medo e o condenar sem perdão.

Na praça pública que a maior parte dos portugueses frequenta, a reputação de Ricardo Salgado vale, agora, pouco ou nada, e bastante menos que a pele de um leopardo. Ainda bem. É sinal de que hoje a nossa praça pública é um lugar mais higiénico.

Sem comentários:

Mais lidas da semana