quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Portugal: Queiroz Pereira diz que Salgado "não lida maravilhosamente com a verdade"




O empresário Pedro Queiroz Pereira considerou, esta quarta-feira, que Ricardo Salgado "tem um problema, porque não lida maravilhosamente com a verdade", apresentando um caso relacionado com offshore que tinham participações na holding da família Queiroz Pereira.

Em causa estão três sociedades offshore (paraísos fiscais) que adquiriram participações no capital da Sodim (que detém 100% da Cimingeste - que controla 36,22% da Semapa - e 13,87% da Semapa) e cuja titularidade era, para Queiroz Pereira, um mistério.

"Acho que o BES financiou três offshore para comprarem uma posição na Sodim. As offshore eram dele [antigo presidente do BES, Ricardo Salgado]", afirmou o empresário, que está a ser ouvido na comissão de inquérito ao caso Banco Espírito Santo (BES).

Segundo Queiroz Pereira, uma irmã sua que detinha 20% da Sodim vendeu a sua participação a sociedades offshore. Ao fim de dez anos, "como as coisas estavam a correr bem", informou o empresário de que tinha recomprado as ações.

"Passam mais meia dúzia de anos e ela veio-me dizer que tinha vendido as ações a três offshore", revelou, apontando para o ano de 2001.

"Ora, a holding da família Queiroz Pereira e offshore é coisa que não joga bem. Tivemos alguma coisa em termos fiscais, mas não faz parte da cultura do grupo", sublinhou.

Queiroz Pereira explicou aos deputados que tentou apurar a identidade dos donos dessas três offshore, mas que tal não conseguiu: "Disseram-me que era um investidor norueguês e outro inglês. Eu queria conhecê-los, mas diziam que não era possível. Pensei que podia ser dinheiro da droga ou das armas".

"No fundo, eu sabia quem era. Soube quando cheguei ao dr. Ricardo Salgado com uma proposta 'muito generosa' num envelope fechado e ele disse-me: 'Eles não querem receber propostas'", disse.

Face a esta resposta, Queiroz Pereira ficou convencido de que o dono das três offshore era o próprio Ricardo Salgado.

"As offshore eram dele", concluiu perante a comissão de inquérito parlamentar ao caso BES.

Jornal de Notícias

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana