sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Governo timorense transfere poderes para autoridade de Oe-cusse Ambeno




Díli, 16 jan (Lusa) - O executivo timorense formaliza na próxima semana a "transferência de poderes e devolução de competências" do Governo Central para a Autoridade da Região Administrativa Especial de Oe-Cusse Ambeno, informou hoje em comunicado.

O Governo explica ainda que os membros do executivo participam a 23 de janeiro numa reunião do Conselho de Ministros em Pante Macassar, a capital de Oe-Cusse Ambeno.

Esse encontro servirá para "discutir medidas importantes que estão a ser tomadas para dar prioridade ao desenvolvimento do distrito, incluindo a transferência de poderes".

O Governo recorda que a constituição timorense reconhece o estatuto especial do enclave localizado a noroeste da ilha de Timor com "um tratamento administrativo e económico especial" e uma "política administrativa e um regime económico especiais".

Mari Alkatiri, presidente da autoridade regional, explicou à Lusa que a transferência de poderes deriva da lei e abrange todos os poderes menos os de autonomia política e que será marcada com um ato público na região, na próxima sexta-feira.

O ex-primeiro-ministro timorense disse que o projeto de criação da Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) de Oecusse está a avançar de forma acelerada por causa das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses e dos 40 anos da declaração de independência, no final deste ano.

"Mais do que a chegada dos portugueses marcamos a construção de uma nova identidade timorense", sublinhou.

Segundo Alkatiri até agora já foram adjudicados projetos de desenvolvimento para a região num valor total de mais de 100 milhões de dólares, que incluem 50 quilómetros de estradas, a "primeira grande ponte de Timor-Leste, com 400 metros", um monumento em Lifau, onde chegaram os portugueses e um hotel.

Obras que arrancam em breve e a que se somará depois um contrato de cerca de 40 milhões de dólares para o aeroporto internacional de Oe-Cusse.

Recorde-se que em junho do ano passado foi aprovada a criação da Região Administrativa Especial de Oe-Cusse Ambeno e instituída a Zona Especial de Economia Social de Mercado, também conhecido como ZEESM.

"Oe-Cusse Ambeno enfrentou desafios de desenvolvimento significativos, agravados devido ao seu isolamento em relação ao território de Timor-Leste. De acordo com a lei, o objetivo da Região Administrativa Especial é conseguir o desenvolvimento inclusivo da região, dando prioridade a atividades de natureza sócioeconómica de forma a promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade", refere o Governo.

Alkatiri destaca que a autoridade apostará numa "abordagem integrada para o desenvolvimento social e económico sustentável", atingido através do "investimento na formação, educação e saúde, e ao mesmo tempo em infraestruturas, como estradas, pontes, escolas e outras".

"O Orçamento para 2015 atribui 81,9 milhões de dólares à Autoridade para investir de forma a acelerar o desenvolvimento económico inclusivo e desenvolver infraestruturas básicas. A Região usará o seu estatuto de Zona Económica Especial para atrair investimento estrangeiro de qualidade", refere o Governo.

ASP // JPF

Sem comentários:

Mais lidas da semana