quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Lagarde – FMI: Risco de deflação justifica novos estímulos por parte do BCE




A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que a queda dos preços do petróleo agrava os riscos de deflação na zona euro, o que justifica nova ação do Banco Central Europeu (BCE).

"Na zona euro, o petróleo mais barato (...) aumenta os ricos de deflação", apontou, acrescentando que isso "reforça a necessidade de estímulos monetários adicionais que o BCE diz estar pronto a apoiar, se for necessário".

Lagarde, que falava numa conferência em Washington, afirmou também que a queda do preço do petróleo e a recuperação da economia nos Estados Unidos não são suficientes para compensar a debilidade na Europa e no Japão.

"Sejamos francos: mais de seis anos após o início da Grande Recessão demasiadas pessoas continuam a não sentir a recuperação" devido "ao desemprego elevado e à dívida elevada", disse a diretora-geral do FMI.

O discurso de Lagarde ocorre dias antes de o organismo dar a conhecer na próxima semana a atualização das suas previsões para a economia global em 2015.

Em outubro, o FMI previa um crescimento global de 3,8% em 2015.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana