quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Portugal: PCP EXIGE OUVIR MINISTRO SOBRE URGÊNCIAS HOSPITALARES




A deputada do PCP Paula Santos requereu hoje potestativamente a audição urgente do ministro da Saúde na respetiva comissão parlamentar para esclarecer a "situação caótica em que se encontram as urgências hospitalares".

"A rutura dos serviços de urgência não é uma questão pontual, nem de hoje. É um problema frequente, que vem de há muito e tem vindo a agravar-se", lê-se no requerimento.

Segundo a parlamentar comunista, "o Governo insiste em anunciar medidas conjunturais para resolver um problema que é estrutural e que decorre das opções políticas na área da saúde".

Hoje mesmo, o responsável ministerial, Paulo Macedo, prometeu a ampliação do Hospital Amadora-Sintra, além da abertura dos centros de saúde em horários alargados e do reforço de pessoal nos hospitais.

Na véspera a Agência Lusa teve acesso a um despacho do seu secretário de Estado Adjunto, Fernando Leal da Costa, que previa que as urgências privadas possam tratar doentes do Serviço Nacional de Saúde em caso de grande afluência aos hospitais e um conjunto de medidas que inclui a repetição da triagem, quando o tempo de espera for ultrapassado.

Desde os últimos dias de 2014 até agora, quando foram noticiadas diversas unidades hospitalares com exagerados tempos de espera nas urgências, já oito pessoas morreram sem terem tido acesso, alegadamente, à assistência necessária, por falta de meios humanos ou materiais.

Leia mais em Notícias ao Minuto


Sem comentários:

Mais lidas da semana