sábado, 7 de fevereiro de 2015

Angola: O PAPEL DAS INICIATIVAS LOCAIS



Jornal de Angola, editorial - 07 fevereiro, 2015

O progresso e desenvolvimento das comunidades de Cabinda ao Cunene pode ser melhor assegurado à medida que numerosas iniciativas tenham, no âmbito do processo de descentralização e desconcentração do Executivo, um cunho local.

O combate às assimetrias também tende a encontrar, nas iniciativas locais, um dos seus maiores aliados e as experiências dos últimos anos assim têm comprovado.

Hoje, o crescimento da economia e a estratégia de oferta de bens e serviços essenciais para as comunidades obrigam, cada vez mais, a uma gradual cedência às comunidades dos meios para acelerarem o seu desenvolvimento. É animador saber que as províncias e os municípios estão a corresponder à estratégia do Executivo no sentido da descentralização e desconcentração, um processo que tem sido ensaiado há já largos anos em todo o país.   

Embora não vivamos ainda a experiência autárquica das comunidades comunais ou municipais, à luz da estratégia do Executivo em consonância com o previsto na Constituição são bem-vindas as iniciativas no sentido da solução dos problemas locais. 

O futuro passa também e necessariamente por passos na busca de soluções ali onde existem os problemas e desafios a vencer para bem das comunidades. Salvo as experiências mais recentes, na verdade, em muitas áreas o emprego de iniciativas locais não constitui um expediente novo em Angola.  Muitas áreas conhecem já processos inovadores em termos de gestão e funcionamento desprovido do que se pode denominar de “subordinação centralizada”. A municipalização dos serviços de saúde, uma iniciativa que está a gerar resultados positivos, é um exemplo notável quando se tratam de iniciativas para colocar o mais próximo possível das comunidades bens e serviços. Em muitas cidades, a recolha do lixo, a gestão do processo educativo em variados aspectos e a vida em toda a sua dimensão nas comunidades rurais é baseada em grande medida por iniciativas locais.

O director provincial em exercício da Energia e Águas no Huambo anunciou recentemente que a província vai contar, este ano, com o programa denominado Modelo de Gestão Comunitária de Águas. O objectivo, segundo Jerónimo Torres, em informações prestadas a este matutino, visa “incrementar as manutenções dos pequenos sistemas de abastecimento nas zonas urbanas e suburbanas da província”.  No fundo, trata-se de um desafio que tem o potencial de proporcionar um melhor serviço, porque com gestão e manutenção mais próximos das comunidades, evitando-se, assim, os óbices resultantes de factores burocráticos. É mais um exemplo e exercício que deve ser enaltecido e encorajado por todos, no quadro dos ensaios relacionados com a desconcentração e descentralização. Temos sido pioneiros no que diz respeito aos esforços para dotar as comunidades de meios e ferramentas próprias para gerir assuntos de natureza administrativa, económica e financeira, e torná-las mais autónomas na tomada de decisões a nível local. 

O que o sector de energia e águas, no Huambo, pretende ensaiar não vai apenas dar maior responsabilidade às administrações municipais, como também aumentar a eficiência dos sistemas de captação, tratamento e fornecimento de água.  O Modelo de Gestão Comunitária de Águas, que vai ser ensaiado no Huambo pode servir de paradigma para outras áreas em que urge “localizar” os serviços e determinadas decisões para celeridade e melhor eficiência no funcionamento das comunidades. 

Não há dúvidas de que o fornecimento de água e energia, apenas para mencionar estas duas ferramentas vitais, uma delas insubstituível para a vida humana, fica mais eficiente com sistemas que funcionem e sejam geridos a nível local. Como estamos num processo de contínua aprendizagem, é bom que as várias comunidades do país acompanhem o que se passa nas outras comunidades e numa espécie de estudo comparativo subtraiam o que melhor se adapta para si. 

Esperamos que a experiência a ser ensaiada este ano na província do Huambo sirva para motivar outras regiões do país, com base nas suas especificidades e adaptações necessárias, a seguirem em frente com modelos de gestão comunitária. Como a realidade demonstra, importar modelos de desenvolvimento fica sempre mais caro e, não raras vezes, de difícil adaptação à nossa realidade. Com as nossas soluções, ensaiadas com sucesso, temos certeza absoluta de que podemos avançar com modelos de gestão comunitária para as mais variadas áreas. As comunidades devem maximizar a estratégia que se resume na disponibilização do anzol em vez de peixes quando se trata da busca de soluções para os seus problemas.

Leia mais em Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana