sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ISABEL DOS SANTOS E OS NEGÓCIOS DE MALTA




Bilionária tem várias companhias neste país que servem de frente para outros negócios

Isabel dos Santos, filha do presidente José Eduardo dos Santos, está a estabelecer companhias em Malta que, por sua vez, controlam as empresas mais conhecidas  da empresária mais rica de África, revelou o jornal Malta Today.

Malta é um país que atrai muitas companhias internacionais devido aos seus baixos impostos, em que o máximo é de apenas 15 por cento.

O jornal dá vários exemplos dos interesses de Isabel dos Santos em Malta e levanta interrogações sobre a proveniência de fundos  e o por quê da existência destas companhias.

Assim, por exemplo, registada no país está a companhia Sodiam, uma subsidiária da Endiama. Mas a Sodiam é também em parte propriedade de uma companhia com o nome de Victoria Holdings que, por seu turno, é controlada por Sindika Dokolo, o marido de Isabel dos Santos cuja fortuna está avaliada em três mil milhões de dólares.

Sendo a Sodiam uma subsidiária da Endiama, uma companhia estatal angolana, a associação de Isabel dos Santos com a Sodiam pode ser vista como um conflicto de interesses da família Santos.

Esta companhia comprou recentemente a dívida de 63 milhões de euros de um empresário suíço ligado à indústria de joalharia, havendo declarações contraditórias sobre o por quê dessa aquisição.

Malta Today afirma ainda que várias outras companhias registadas no país estão associadas a Isabel dos Santos.

A Winterfell Industria, por exemplo,  foi recentemente registada no país e é uma das subsidiárias da companhia Niara Holding, propriedade de Isabel dos Santos.

O que é de notar, diz o jornal, é que algumas dessas companhias maltesas não parecem dar lucro.  Por outro lado, a maior parte  detém interesses ou é propriedade de outras companhias.

Por exemplo, a companhia Kento Holding registada em Malta e que pertence a Isabel dos Santos e ao seu marido é usada para os seus investimentos no sector de telecomunicações. A Finisantoro detém os interesses de Isabel do  Santos no banco BPI de Portugal.

Uma outra companhia, Athol Limited, pertence ao marido de Isabel dos Santos e foi usada para financiar uma propriedade em construção  em que só o depósito foi de sete milhões e meio de Euros.

Em Malta, os interesses de Isabel dos Santos  são administrados por Noel Scicluna, um politico  e diplomata maltês que aparece como director de oito outras companhias associadas à filha do presidente angolano.

De notar que várias companhias estrangeiras usam Malta como o seu quartel-general com o objectivo de limitarem o pagamento de impostos.

O jornal citou um consultor contabilístico que afirmou nada haver de ilegal nesse tipo de acção em que as companhias são alvo de auditorias ao abrigo da lei de Malta e pagam os impostos previstos na legislação.

Voz da América

Sem comentários:

Mais lidas da semana