segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

MERKEL VIVE NA POBREZA E É AJUDADA POR PORTUGUESES




Há numa pequena localidade portuguesa, Santar, uma idosa austríaca que vive em condições miseráveis. Trata-se de uma paciente psiquiátrica que fugiu do seu país natal, a Áustria, e se instalou em Portugal, onde é ajudada pelos vizinhos. Chama-se Merkel, conta o Jornal de Notícias.

Em Santar, Nelas, há uma idosa austríaca que vive na pobreza há 13 anos e que tem contado com a ajuda de portugueses para sobreviver. A história é contada pelo Jornal ed Notícias, que dá conta das condições difíceis em que vive esta austríaca que partilha o nome com a líder germânica.

Com 70 anos, Merkel está em Portugal desde que conseguiu fugir de uma instituição psiquiátrica, onde esteve internada quatro meses. É esquizofrénica e vive com o medo de que lhe queiram amputar as pernas e roubar os bens. Com o tempo, tem-se isolado cada vez mais. No entretanto, mantém a recusa  em receber ajudas e em assinar os papéis que lhe permitiram regressar ao país natal.

Em Santar, tem sobrevivido com o apoio da vizinhança. Mora num anexo de uma casa cedido por um casal de 80 anos, que lhe paga água e luz. Recebe dois pães por dia do padeiro, além de dinheiro de outra vizinha, dinheiro com o qual compra sempre enlatados. Maria do Rosário Peres, conta o mesmo jornal, será a única pessoa com quem Aloisia Merkel vai falando, “num português que mal se percebe”, conta.

O caso tem-se prolongado e embora esteja já sinalizado pela GNR local e seja conhecido da autarquia, a verdade é que Merkel continua por Santar, dependendo da generosidade alheia. As pessoas, no entanto, não sabem mais como ajudá-la.

Terá sido com a ajuda de uma amiga que Merkel conseguiu instalar-se naquela localidade. Neste momento, já ninguém entra no anexo onde a idosa vive. Durante o dia, só é vista à janela. Nas ruas, empurra um saco preto com rodas até aos contentores, descreve o Jornal de Notícias. Volta depois a casa arrastando os pés, com chinelos gastos já improvisados.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana