sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Portugal – Sondagem: Pequenos sobem. PS mantém vantagem. CDS 'entala' coligação




Os pequenos partidos de Marinho e Pinto (PDR) e Rui Tavares (LIVRE), que lutarão nas próximas legislativas por lugares no Parlamento, estão em clara ascensão.

A pouco mais de meio ano das eleições legislativas, chega um estudo da Eurosondagem com dados sobre as intenções de voto dos portugueses. Se o PS mantém a liderança, com quase 12 pontos de vantagem sobre o principal rival, o PSD, o destaque vai para os pequenos: o Partido Democrático Republicano de Marinho e Pinto, e o LIVRE de Rui Tavares, que conquistam 3 e 2,2, respetivamente.

De acordo com o estudo, realizado no início de fevereiro para o Expresso e SIC, o PS alcança 38,1% dos votos (sobe 0,2% face ao mês anterior), o PSD conquista 26,7% dos inquiridos (desce 0,2%), a CDU surge com 9 pontos, o CDS, logo atrás, com 6,9 pontos, e o Bloco de Catarina Martins conquista apenas 4 pontos.

Contas feitas, se as eleições fossem hoje, os socialistas venceriam quer sobre os sociais-democratas, quer sobre uma eventual coligação PSD/CDS, visto que, juntos ‘laranjas’ e centristas’ representam apenas 33,6% dos votos.

No duelo da popularidade, Costa (também vence)

O mesmo estudo apresenta dados sobre os níveis de popularidade dos protagonistas políticos e sociais. O líder ‘rosa’, António Costa, lidera com 12 pontos. Paulo Portas ocupa o segundo lugar com 8 pontos, à frente de Jerónimo de Sousa, com 4,8. Daqui em diante todos levam ‘nota negativa’.

A atuação do Presidente da República ainda deixa muitas dúvidas aos portugueses (-1,2), tal como a bloquista Catarina Martins (-4,1), os juízes (-5,4), o Ministério Público (-8,3), a Assembleia da República (-9,8).

Mas é Passos Coelho e o seu Governo quem ‘bate no fundo’. A maioria dos inquiridos neste estudo dá ‘uma nega pesada’ a ambos: -9,9 e -26,2, respetivamente. Resta saber se esta avaliação terá efeitos na hora de votar e eleger o elenco governativo para os próximos quatro anos.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana