quarta-feira, 18 de março de 2015

O “SEGREDO” DE ISABEL DOS SANTOS COMPROVA QUE A TRABALHAR NÃO SE ENRIQUECE




Num trabalho de João Palma Ferreira (texto) e Rui Duarte Silva (fotografia), no jornal Expresso, tem mais em baixo a abordagem ao livro biográfico sobre Isabel dos Santos. Para o PG a Senhora dos Ovos de Ouro. E é assim como aqui é conhecida por em entrevista da há tempos ter afirmado que quando era miúda já fazia negócios, vendia ovos, porque no quintal tinha galinhas e havia excedentes de ovos.

Ficaram elucidados - os que andavam zonzos com o sucesso e enriquecimento de Isabel dos Santos à velocidade de balas. Esses más-línguas que diziam que era à custa do pai, Eduardo dos Santos, presidente de Angola. Afinal a miúda, agora mulher, nasceu com um dom: enriquecer por via do negócio.

É dessa biografia que se trata. Ali, saberemos de fio de pavio como se faz fortuna. Para já temos a dica sobre os ovos. Compremos galinhas poedeiras… e zás! Mais um pouco e todos entrarão no clube dos ricos. O problema põe-se na realidade quotidiana que então espera este mundo. Se todos enriquecermos com galinhas poedeiras… quem é que trabalha? Quem constrói casas, mobílias, estradas, automóveis, iates, barcos, aviões, comboios, plataformas petrolíferas… Quem extrai o petróleo? Quem extrai os diamantes? Quem semeia e trata a terra? Quem pesca? Quem produz?

Não. Não pode ser. O melhor, para não se acabar com este mundo de vez, o melhor é só enriquecerem uns quantos, os que não trabalham mas enriquecem através do trabalho dos outros.

A biografia em questão tem custo. Não é grátis. Vai ter de comprar e… pagar. Para ler todo o artigo do Expresso também. Ora aqui tem dois impedimentos para evitar que enriqueça a vender ovos. Pela certa, para muitos, em Portugal e pelo mundo, nem o que recebem por paga de um dia de trabalho seria suficiente para a biografia, nem para o Expresso pelo menos.

Os antigos passaram há muito a ideia certa, verdadeira, de que a trabalhar ninguém enriquece. Eis a prova. Podemos dar de barato que isto é um “segredo” de Isabel dos Santos, mas não é.

Redação PG

Generais, petróleo e diamantes

O livro "Segredos e Poder do Dinheiro", do jornalista Filipe S. Fernandes, relata a evolução dos negócios de Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

Bastaram 18 anos de atividade empresarial para que Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, se transformasse na primeira milionária africana, segundo a última lista anual da revista "Forbes".

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI 

Nota PG: Para que (de borla) saiba mais sobre o tema pode visitar o título aqui no PG SÃO OVOS, SENHORES. SÃO OVOS!


Sem comentários:

Mais lidas da semana