terça-feira, 31 de março de 2015

Portugal. TENDÊNCIA DE AUMENTO DO DESEMPREGO É “INEQUÍVOCA” - PCP




O PCP considerou hoje que a tendência de aumento do desemprego é "inequívoca", sublinhando que desde setembro o número de portugueses sem emprego não pára de aumentar.

"Apesar do já de si elevadíssimo nível atingido pelo desemprego em Portugal, desde setembro passado o desemprego não para de crescer, atingindo em fevereiro os 14,1%, 719.600 estavam no desemprego em fevereiro", disse à Lusa José Lourenço, da comissão de atividades económicas do PCP.

Por outro lado, acrescentou, entre setembro de 2014 e fevereiro deste ano, "foram destruídos cerca de 56 mil empregos em Portugal".

"É inequívoca esta tendência, o desemprego está a aumentar, por muito que isso custe ouvir ao Governo e a destruição de emprego não para de aumentar, esta é uma informação inequívoca dos dados hoje divulgados pelo INE [Instituto Nacional de Estatística]", frisou.

Segundo o INE, em fevereiro a taxa de desemprego foi de 14,1%, mais 0,3 pontos percentuais do que em janeiro deste ano e menos 0,8 pontos percentuais face ao período homólogo.

No documento hoje divulgado, o INE reviu em alta a taxa de desemprego para janeiro, que passou de 13,3%, conforme foi divulgado no primeiro mês de 2015, para 13,8%, segundo os dados de hoje.

Em fevereiro, cerca de 719,6 mil pessoas estavam desempregadas, mais 11,7 mil (ou aumento de 1,7%) do que em janeiro, segundo a estimativa do INE.

A população empregada era de 4.399,9 mil pessoas, menos 11,1 mil pessoas (ou menos 0,3%) do que em janeiro.

José Lourenço criticou ainda a ausência de criação de emprego de forma sustentada, acusando o executivo de maioria PSD/CDS-PP de tentar artificialmente reduzir a taxa de desemprego através de "milhares de estágios, cursos de formação ou contratos emprego-inserção".

Lusa, em Notícias ao Minuto 

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana