quarta-feira, 18 de março de 2015

Vanuatu tenta resolver problemas na distribuição da ajuda humanitária após ciclone Pam




Sydney, Austrália, 18 mar (Lusa) -- O Governo de Vanuatu e as agências humanitárias tentam hoje fazer chegar a ajuda às ilhas mais remotas do país, após a passagem do ciclone Pam na semana passada, que causou, pelo menos, 11 mortos, noticia a imprensa local.

O ciclone, de categoria 5, que causou uma das piores catástrofes humanitárias no Pacífico Sul, deslocou 70% da população e danificou consideravelmente as telecomunicações, e o abastecimento de energia e de água potável.

O Governo foi criticado depois de ter assumido o controlo da distribuição da ajuda aos afetados, que, no entanto, não chegou aos habitantes das ilhas do norte do arquipélago, as primeiras afetadas pelo ciclone, segundo a Radio New Zealand.

Os residentes da ilha de Moso disseram à BBC que estão à espera de assistência e que alguns já se viram obrigados a beber água do mar.

Agências como a UNICEF e a World Vision defenderam a decisão do governo de assumir o controlo da distribuição, ao insistirem que se deve fazer uma avaliação adequada para que a ajuda chegue aos mais necessitados.

FV // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana