quarta-feira, 18 de março de 2015

Projeto luso-timorense do Sistema Nacional de Cadastro chega a novo distrito




Díli, 18 mar (Lusa) - O Sistema Nacional de Cadastro (SNC) timorense, projeto que está a ser desenvolvido por um consórcio luso-timorense, chegou hoje ao distrito de Bobonaro, o nono dos 13 distritos de Timor-Leste que deverão ser abrangidos na totalidade até junho.

"O arranque do registo do cadastro em Bobonaro, hoje, confirma que o projeto está a cumprir os seus prazos e os seus objetivos", disse à Lusa Rui Rasquilho, gestor da empresa portuguesa ARM-APPRIZE que, com a timorense GMN-H, está a desenvolver o SNC.

Com uma equipa de mais de 200 funcionários - 180 timorenses e cerca de 20 portugueses - o projeto chegou hoje a Bobonaro, um distrito com cerca de 1.370 quilómetros quadrados junto à fronteira com a Indonésia.

A cerimónia de arranque do cadastro neste distrito contou com a participação, entrou outros, do secretário de Estado de Terras e Propriedades, Jaime Xavier Lopes, e do diretor das Terras e Propriedades, Romão Guterres.

Lançado em julho de 2014, numa cerimónia conjunta com os primeiros-ministros de Timor-Leste, Xanana Gusmão, e de Portugal, Pedro Passos Coelho, o SNC é um dos maiores projetos luso-timorenses de sempre.

Engloba as aplicações informáticas, a arquitetura tecnológica e de comunicações, os recursos humanos e os procedimentos para colocar em funcionamento "um serviço permanente de levantamento, registo e gestão da informação cadastral", disse Rui Rasquilho.

O projeto envolveu, entre outros aspetos, a recuperação da rede geodésica do país e voos de aquisição de imagem aérea com a cobertura total do território.

Central ao projeto é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa, a ARMGeo, uma solução de "gestão da informação cadastral, que permite apoiar o levantamento, registo e gestão de toda a informação cadastral", explicou Rasquilho.

A ARM- APPRIZE, disse o gedtor, está atualmente a realizar e a preparar apresentações em vários países da região asiática e do continente africano no intuito de dar a conhecer os seus projetos cadastrais.

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana