quinta-feira, 9 de abril de 2015

Moçambique. Milhão e meio de empregos, 16 novos hospitais, população com acesso à telefonia




Programa Quinquenal 2015-2019

O Governo propõe-se a minimizar um dos problemas que mais enfermam a juventude e a economia moçambicana: o desemprego. A proposta é criar até 1.5 milhão de postos de trabalho em cinco anos (até 2019), o que significa empregar, anualmente, 300 mil pessoas.

Este número, a ser alcançado, representaria um salto significativo em relação à capacidade actual que a economia tem de gerar novos postos de trabalho, visto que, de 2012 a esta parte, a já fraca capacidade de absorção da força de trabalho regrediu de pouco mais de 255 mil para cerca de 183 mil pessoas.

Num país pressionado por um exército de cerca de 350 mil novos jovens que procuram emprego todos os anos, segundo o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), a meta estabelecida pelo Governo poderia deixar, anualmente, 50 mil novos desempregados, o que já representaria uma significativa evolução em relação aos mais de 166 mil novos desempregados que estimamos que tenham entrado no mercado em 2014, ao cruzar dados do Plano Económico e Social para 2014 e os do INEFP.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana