segunda-feira, 6 de abril de 2015

Portugal – Relatório. SÃO 60% OS HOTÉIS E RESTAURANTES EM RISCO DE FALÊNCIA




Setor da restauração e hotelaria passa por período difícil. Um relatório da Comissão Europeia revela que existe um alto risco de falência para 60% das empresas desta área.

De acordo com um relatório da Comissão Europeia, 60% das empresas de restauração e hotelaria nacional estão em alto risco de falência.

A culpa, acusa Pedro Carvalho da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em declarações ao Jornal de Notícias, é da elevada carga fiscal a que estas empresas foram sujeitas após a entrada da troika no país.

Segundo o mesmo, “houve um brutal aumento de impostos, que as empresas” não quiseram “refletir nos preços ao consumidor”. Logo, “as margens e capitais próprios começaram a ser verdadeiramente esmagados”.

O resultado é a perda de 44 mil postos de trabalho desde 2008, isto embora no ano passado se tenha registado um lucro de mais de 1.144 milhões de euros em comparação com o ano passado. A Comissão refere que apesar disso, após o programa de ajustamento a que o país foi sujeito, as empresas continuam em risco, salienta o Jornal de Notícias.

O aumento do IVA na restauração para 23% é um dos principais culpados desta situação e apesar dos apelos dos empresários para que esta volte para os 13%, o governo não parece recetivo à ideia.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana