sábado, 4 de abril de 2015

Portugal. SAMPAIO DA NÓVOA SERÁ O CANDIDATO DO PS ÀS PRESIDENCIAIS




Candidatura deverá ser anunciada brevemente, ainda que o apoio dos socialistas seja guardado para mais tarde

O candidato do Partido Socialista às eleições presidenciais será António Sampaio da Nóvoa, o antigo reitor da Universidade de Lisboa. A TVI sabe que o apoio do PS está garantido.

O anúncio da candidatura deverá ser feito nas próximas semanas, tal como foi avançado pelo jornal «Expresso».

Segundo apurou a TVI, Sampaio da Nóvoa já sabe que conta com o apoio de António Costa. No entanto, o PS não deverá anunciar logo a sua decisão.

O primeiro a declarar o seu apoio foi Mário Soares. Em declarações ao mesmo semanário, o antigo Presidente da República diz que gostaria que Sampaio da Nóvoa fosse candidato e «naturalmente» que o apoia.

Soares esteve ao lado de Sampaio da Nóvoa no encontro das esquerdas, em maio de 2013, onde saudou efusivamente o seu discurso.

A TVI sabe que o PS está a gerir o dossiê das presidenciais com cautela. Por um lado, o objetivo é concentrar forças nas legislativas. Por outro, os socialistas têm tido dificuldade em encontrar um candidato com potencial de vencedor.

Depois de António Guterres e António Vitorino terem ficado de fora, o nome de Sampaio da Nóvoa cria algumas dificuldades ao PS por ser um candidato muito à esquerda e por não ser muito conhecido dos portugueses. Reticências que foram ultrapassadas, uma vez que o PS não tem alternativa.

A aproximação de António Sampaio da Nóvoa ao PS tem sido gradual ao longo dos últimos tempos. O ex-reitor esteve no congresso socialista, onde discursou e defendeu que ninguém tem direito de se demitir ou renunciar no momento que o país atravessa.

Sampaio da Nóvoa também marcou presença no congresso da cidadania. Aí manifestou-se disponível para uma candidatura à Presidência da República, tendo recebido muitos elogios de Carlos César, o presidente do PS.


TVI24 - ontem

Sem comentários:

Mais lidas da semana