segunda-feira, 18 de maio de 2015

CIMEIRA DOS GRANDES LAGOS HOJE EM LUANDA




Crise político-militar deve dominar o encontro da organização presidida actualmente por Angola.

Os chefes de Estado e de Governo dos países da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) reúnem-se hoje em Luanda numa cimeira extraordinária da organização que vai analisar os conflitos na região, nomeadamente no Burundi.

Angola preside a esta organização africana desde Janeiro de 2014 e a cimeira de hoje foi antecedida, também em Luanda, na semana anterior, por reuniões, separadas, das chefias militares, dos ministros da Defesa e dos chefes da Diplomacia dos países da CIRGL.

A par dos conflitos que se arrastam no Sudão do Sul e na República Centro-Africana – prioridades do mandato angolano -, a crise político-militar no Burundi, que viveu um golpe de Estado frustrado, será um dos assuntos em cima da mesa na cimeira, com o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, a reconhecer uma crise de “segurança e humanitária”.

“Milhares de pessoas inocentes deixaram as suas zonas de origem [no Burundi], os seus haveres, e procuram refúgio em zonas mais seguras, em alguns dos nossos países, passando à condição de deslocados internos ou refugiados, passando por vicissitudes de toda a ordem, como a fome, doenças e traumas difíceis de serem superados”, disse o ministro, na sexta-feira, na reunião de preparação (Diplomacia) desta cimeira.

O Burundi vive uma crise política iniciada pela designação do actual presidente como candidato a um terceiro mandato a 26 de Abril, o que levou a uma tentativa de golpe de Estado, já condenada por países da CIRGL.

Os opositores consideram um terceiro mandato anticonstitucional, mas o tribunal que fiscaliza a aplicação da lei fundamental deu razão ao campo governamental. O argumento é que o primeiro mandato do presidente, iniciado em 2005, não conta dado ele ter sido escolhido pelo parlamento e não por sufrágio directo como em 2010.

Além de Angola, a CIRGL integra o Burundi, a República do Congo, Quénia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

A cimeira de chefes de Estado e de Governo decorre hoje nos arredores de Luanda, devendo envolver contactos bilaterais entre os representantes dos vários países.

Lusa, em Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana