domingo, 24 de maio de 2015

Espanha. PP congratula-se por ser a força mais votada, emergentes falam em dia histórico




O PP congratulou-se hoje por continuar a ser o partido mais votado nas eleições municipais e autonómicas espanholas, enquanto os emergentes Ciudadanos e Podemos realçaram que hoje é um dia de mudança, histórico para Espanha.

Nas primeiras reações às sondagens à boca das urnas para as eleições municipais em 13 das 17 regiões autonómicas, os partidos dividiram-se. O PP reagiu por intermédio do porta-voz do Comité de Campanha, Pablo Casado, que realçou que o partido continua a ser a "força maioritária" a nível municipal e autonómico.

No entanto, remeteu para mais tarde um comentário sobre os previsíveis resultados nas principais cidades e nas autonomias.

Uma sondagem da Antena 3 indica que o PP espanhol terá ganhado em 11 das 13 comunidades autonómicas, ainda que em nenhuma com maioria absoluta, em grande parte devido à entrada dos emergentes Ciudadanos e Podemos.

Numa contagem global, a mesma sondagem indica que o PP ganhou as municipais a nível nacional, com 27% dos votos, seguido do PSOE com 25%. As listas que integram o Podemos terão obtido 10% dos votos, o Ciudadanos 7%, e a Izquierda Unida 5%.

Em Madrid, as sondagens ou dão a vitória ao PP - que gere a câmara da capital há 24 anos - ou à candidata da plataforma que integra o Podemos.

A direção do PSOE apelou à "prudência" na análise às sondagens, ainda que tenha valorizado "a clara vontade de mudança" e uma "mudança rumo à esquerda", bem como a rejeição das "políticas de direita do PP".

"Estamos a disputar Madrid e Barcelona, mas também se joga o princípio do fim do PP nas eleições gerais" do final do ano, afirmou a secretária do Emprego, Luz Rodríguez.

Já o Podemos reagiu por intermédio do secretário de Organização, Sergio Pascual, que afirmou que esta "será a noite de uma jornada histórica".

O dirigente do Podemos agradeceu a todos "os candidatos do 'cambio'", recordando que todos foram escolhidos em primárias no partido.

"Uma vez mais, as candidaturas da mudança cresceram ao iniciar-se o contacto com os cidadãos", sublinhou.

O outro partido emergente, o Ciudadanos, considera que esta será uma noite de celebração.

O vice-secretário-geral do Ciudadanos, José Manuel Villegas, afirmou que já é um "êxito rotundo" poder dizer que o partido vai eleger "centenas de deputados municipais" em toda a Espanha e "dezenas de parlamentares nas autonomias".

"O Ciudadanos já ganhou esta campanha eleitoral" uma vez que não tinha implantação a nível nacional antes de começar, disse.

O partido "já cumpriu, com êxito, o seu objetivo. Para lá dos resultados que possa vir a obter, já ganhámos porque temos milhares de pessoas a defender as nossas ideias por toda a Espanha", afirmou.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana