segunda-feira, 25 de maio de 2015

ESTUDANTES GUINEENSES SÃO ABANDONADOS PELO GOVERNO NO EXTERIOR




No guineense Ditadura do Consenso, de Aly Silva, sobressai a comunicação de estudantes guineenses no exterior do país abandonados pelo governo da Guiné-Bissau. 

Não acrescentamos muito mais, para além de relembrar que tem sido regra cíclica dos países lusófonos, principalmente nos PALOP, deixar ao abandono os estudantes que vão para universidades ou outros tipos de cursos no estrangeiro, esquecendo-se que aqueles(as) são o futuro do país e do desenvolvimento desses países que ciclicamente os abandonam por falta de entenderem que eles representam um investimento que poderá beneficiar as populações dos países de onde são originários. Além disso os estados assumem um compromisso de apoio quando os enviam para o estrangeiro. Compromisso que não cumprem digna e adequadamente.

Redação PG
  
Estudantes no exterior denunciam Governo

"Olá Aly,

Antes de tudo gostaríamos de desejar-lhe saúde, sucessos e longa vida próximo das pessoas que mais ama.

Recorremos a seu e nosso blog para denunciar uma situação que no nosso entender é uma vergonha nacional, que é a situação dos bolseiros do governo da Guiné-Bissau nos diferentes países do mundo. A situação dos bolseiros é deplorável, péssima e muito lamentável.

Em cada ano lectivo o nosso estado envia centenas de estudantes para diferentes países sem acompanhamento ( que devia ser feito através das nossas representações no exterior), sem apoio financeiro e sem enquadramento depois de término dos estudos.

Há estudantes que pagam lares onde moram, outros deixaram os países para onde foram estudar por causa da dificuldade, e neste momento muitos vivem e estudam com muitas dificuldades.

A Guiné-Bissau é o único país do mundo que não paga subsídios de bolsa de estudos a seus estudantes

Bolsa de estudo em qualquer parte do mundo é um investimento que o estado faz, e ninguém investe em nada sem esperança de obter lucros. As instituições públicas precisam dos quadros jovens com ideias renovadoras, com capacidade técnica suficiente para tornar a nossa função pública mais eficiente e eficaz.

Baseando no acima exposto, gostariamos de pedir ao Presidente da República, Primeiro-Ministro, Parlamento guineense e Ministra da Educação para que em conjunto procurem uma solução para este problema que dura já há algumas décadas. Queremos que o governo começa não só a pagar os subsídios de bolsa de estudos, mas também prestar mais atenção aos outros problemas que os estudantes enfrentam.

Bem haja!

Estudantes no exterior"


Sem comentários:

Mais lidas da semana