segunda-feira, 4 de maio de 2015

PROVÍNCIA INDONÉSIA PROÍBE NÃO CASADOS DE CIRCULAREM NA MESMA MOTO




Banda Aceh, Indonésia, 04 mai (Lusa) - Um homem e uma mulher não casados vão deixar de ter o direito de circular na mesma motorizada em Aceh, indica uma nova regulamentação introduzida na província que obedece à lei islâmica ('sharia'), disse hoje um deputado local.

O parlamento do distrito de Aceh Norte aprovou, na passada semana, esta regulamentação que vai entrar em vigor dentro de um ano, declarou o deputado Fauzan Hamzah, sublinhando que as autoridades desenvolviam "esforços para aplicar plenamente a 'sharia'".

As novas disposições, que vão abranger mais de meio milhão de pessoas em Aceh Norte, proíbem também espetáculos de música ao vivo e a obrigação de separar rapazes e raparigas na escola, a partir da adolescência.

Situada na ponta norte de ilha de Samatra, Aceh é a única província do país autorizada a aplicar a lei islâmica. As relações homossexuais, jogar com dinheiro e consumo de álcool já são proibidos e puníveis com bastonadas.

"Estarem sentados numa motorizada vai claramente contra a 'sharia', na medida em que isso pode levar a atos condenáveis", considerou o mesmo deputado.

A província tinha começado a aplicar a 'sharia' depois de, em 2001, o Governo central de Jacarta ter concedido o estatuto de autonomia para terminar várias décadas de rebelião separatista.
As novas disposições surgem depois de, em 2013, uma localidade de Aceh ter exigido que as mulheres se sentem de lado numa moto conduzida por um homem.

Hamzah não esclareceu as sanções previstas a partir de maio do próximo ano para os não casados que circulem na mesma moto. 

EJ // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana