terça-feira, 23 de junho de 2015

CIMEIRA UNIÃO EUROPEIA-CHINA NA PRÓXIMA SEMANA EM BRUXELAS




Pequim, 23 jun (Lusa) - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, visitará a Bélgica e a França na próxima semana, coincidindo com a primeira cimeira anual União Europeia-China desde a mudança na direção das instituições europeias, anunciou hoje o governo chinês.

A cimeira decorrerá em Bruxelas na segunda-feira, dia 29 de junho.

O programa da viagem de Li Keqiang, de 28 de junho a 02 de julho, inclui uma visita à sede da OCDE (Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE), em Paris, indicou o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang.

A União Europeia é o maior parceiro comercial da China, com um volume médio de transações superior a 1.000 milhões de euros por dia.

Em 2013, o comércio entre a China e os 28 países membros da União Europeia somou 428.100 milhões de euros.

A União Europeia é a principal fonte de importação tecnológica da China, mas nos últimos anos, alguns dos países membros, nomeadamente Reino Unido, França, Alemanha, Portugal e Itália, tem atraído também grandes investimentos chineses.

Líderes da China e da U E encontram-se uma vez por ano desde há quase duas décadas, alternadamente numa cidade chinesa ou na capital belga, sede da Comissão Europeia.

A cimeira marcada para 29 de junho será a primeira desde que Jean-Claude Juncker assumiu a presidência da Comissão Europeia, sucedendo ao português José Manuel Barroso, e o ex-primeiro-ministro polaco Donald Tusk sucedeu a Herman van Rompuy no cargo de presidente do Conselho Europeu, no final do ano passado.

AC // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana