quinta-feira, 4 de junho de 2015

MPLA – PAIGC. GRUPOS PARLAMENTARES REATIVAM COOPERAÇÃO



Adelina Inácio – Jornal de Angola

Os grupos parlamentares do MPLA e do PAIGC pretendem assinar um acordo de cooperação para o restabelecimento da assistência parlamentar entre os dois partidos. O desejo foi manifestado, ontem, em Luanda, pelo presidente do grupo parlamentar do PAIGC, Califa Seidi, no final de um encontro com o presidente do grupo parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira

Califa Seidi reconheceu que “a Guiné-Bissau perdeu muito tempo e agora quer recuperar”, por isso propõe o restabelecimento das relações de cooperação. “Prevemos a assinatura de um acordo de cooperação entre os grupos parlamentares e estender estas relações  a nível multilateral entre os partidos históricos dos cinco países de língua portuguesa”, salientou. 

Califa Seidi disse que os dois partidos avaliaram as relações bilaterais, que “são históricas”, apesar do período de interrupção devido à crise na Guiné-Bissau.

O líder do grupo parlamentar do PAIGC disse que os dois partidos partilharam experiências sobre o funcionamento dos grupos parlamentares e como partidos que sustentam os governos, e concluiu que “há coincidências e as mesmas formas de actuação entre os Parlamentos”.

A Guiné-Bissau, apesar de o PAIGC ser o partido maioritário, em resultado das eleições de Maio do ano passado, decidiu criar um governo de inclusão que integra elementos de todos os partidos com assento parlamentar e da sociedade civil. O resultado dessa integração foi a aprovação, na Assembleia Popular, por unanimidade, do programa de Governo, da Lei do Orçamento Geral do Estado para este ano e do Plano Nacional de Desenvolvimento.

Apoio do MPLA

O presidente do grupo parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, garantiu o apoio do seu partido ao PAIGC e o reposicionamento das relações parlamentares entre os dois partidos. “Sentimos o interesse dos deputados do PAIGC para nos reposicionarmos no bom caminho das relações entre os dois partidos. O reatamento da normalidade das relações pode  ocorrer por via dos grupos parlamentares”, ressaltou. Virgílio de Fontes Pereira garantiu que o MPLA está disponível para manter uma relação de cooperação com o  mesmo nível das relações históricas entre os dois partidos  e países.

“Os incidentes de percurso não levaram a um pensamento de ruptura das relações históricas”, referiu Virgílio de Fontes Pereira, que acrescentou que o PAIGC quer partilhar experiências a nível parlamentar e do apoio que os grupos parlamentares podem conceder aos respectivos governos.

Virgílio de Fontes Pereira disse que o MPLA pode transmitir ao PAIGC a sua experiência de trabalho. “Transmitimos algumas experiências do nosso percurso parlamentar, o relacionamento da cooperação com a oposição, a intervenção social do grupo parlamentar e a cooperação parlamentar”, sublinhou. Virgílio de Fontes Pereira anunciou que o MPLA pretende realizar um encontro com os grupos parlamentares dos partidos que realizaram a luta de libertação nacional em África. 

Estas iniciativas e a troca de experiências, acrescentou, podem ajudar o PAIGC a recolocar a sua actividade naquilo que se espera de um país com normalidade constitucional e com paz. “Angola pode dar algumas contribuições válidas à Guiné-Bissau”, concluiu o presidente da bancada parlamentar do MPLA.


Foto Nuno Flash

Sem comentários:

Mais lidas da semana