quinta-feira, 30 de julho de 2015

Portugal. Programa da coligação é "mentiroso" e "pura propaganda" - Bloco




A cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) por Lisboa às legislativas de outubro acusou hoje a coligação PSD/CDS de ter tido um discurso "de pura propaganda" na apresentação do programa eleitoral, documento que classificou de "mentiroso".

"Depois de analisar as propostas apresentadas temos uma certeza: o que a coligação vai fazer não está no programa que apresenta, o que está no programa que apresenta não é para fazer. O que foi apresentado é um discurso ao melhor estilo Miss Universo, pura propaganda", afirmou Mariana Mortágua aos jornalistas numa conferência de imprensa na sede do BE, em Lisboa.

A deputada vincou que "o diagnóstico em que assenta este programa da coligação é mentiroso", referindo que "todas as propostas assentes neste diagnóstico são propostas falsas, são propostas de pura propaganda, e a maior prova disto mesmo é o facto de este programa não apresentar quaisquer contas justificativas das propostas que apresenta".

Mariana Mortágua ressalvou que o programa eleitoral da coligação PSD/CDS "parte do princípio que o país está menos endividado quando o país está hoje mais endividado do que alguma vez esteve", "parte do princípio que os problemas estruturais da economia portuguesa estão resolvidos quando a economia portuguesa enfrenta hoje os mesmos problemas estruturais", "parte do princípio que o país é hoje financeiramente mais estável, quando basta olhar para o sistema financeiro português para perceber que o país não é financeiramente mais estável".

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo círculo de Lisboa criticou fortemente as medidas apresentadas na quarta-feira pela coligação de direita Portugal à Frente, destacando que a "suposta preocupação social se revela hipócrita e falsa", argumentando que "quem deixa o país neste estado de pobreza não tem preocupação social nem pode agora vir dizer que tem essa preocupação ou que vai passar a tê-la".

"O que preocupa este Governo não é a proteção do Estado social, tão pouco é a racionalidade económica é a prestação de uma garantia de novas áreas de negócio", vincou a parlamentar.

Quanto à proposta de plafonamento da Segurança Social, Mariana Mortágua classificou de "perigosa" e "irresponsável", pois "acaba com a ideia de redistribuição na Segurança Social, ou seja, acaba com a ideia de quem mais ganha contribui para poder pagar as reformas e as prestações de quem menos tem".

A deputada do BE classificou ainda como "amadorismo" e "desonestidade", a proposta da coligação PSD/CDS de instituir na Constituição um limite à dívida pública, pois o Governo "tem a maior dívida pública que o país já teve nos últimos anos e ao mesmo tempo faz uma proposta que implica aumentar a dívida pública em 9 mil milhões de euros".

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana