terça-feira, 18 de agosto de 2015

Guiné-Bissau. PAIGC volta a indicar Simões Pereira para primeiro-ministro




Eram 14:30 quando um oficial dos serviços do secretariado do partido se apresentou na secretaria-geral da Presidência com a carta do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), disse à Lusa fonte daquela força política.

"Formalmente o partido já deu a conhecer ao senhor Presidente qual a sua decisão", acrescentou.

A carta refere que "à luz do número 1 do artigo 40.º dos estatutos do PAIGC, o presidente do partido é o cabeça-de-lista às eleições legislativas e, em caso de vitória, é ele o candidato a primeiro-ministro, chefe do Governo", referiu.

O Presidente da República, José Mário Vaz, demitiu na quarta-feira o Governo liderado por Domingos Simões Pereira, apesar dos apelos lançados dentro e fora do país para que não o fizesse.

O Executivo estava em funções há um ano, depois de o PAIGC vencer as eleições com maioria absoluta e de ter recebido duas moções de confiança aprovadas por unanimidade no Parlamento - para além de ter o apoio da comunidade internacional.

Depois da demissão e nos termos da Constituição, Vaz pediu ao PAIGC na qualidade de partido vencedor das últimas eleições que indicasse um nome para primeiro-ministro.

Lusa, em Notícias ao Minuto - ontem

Sem comentários:

Mais lidas da semana