sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Moçambique. ESTAMOS ENTREGUES!



Verdade (mz) - Editorial

Não devíamos nos preocupar apenas com a impregnação da corrupção de valores no tecido social moçambicano. Também devemos olhar para as situações em que se sobrepõe o bem-estar da população em nome de interesses económicos nos negócios cujos lucros beneficiam somente a um punhado de pessoas. Na verdade, quando se tem no Governo indivíduos com assaz peculiar pendor mercantilista, não se pode esperar grande coisa.

Esse intróito vem a propósito do memorando de entendimento assinado pelo ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), Celso Correia, e o representante da Anadarko, John Peffer, para a viabilização do reassentamento de cinco mil famílias residentes na Península de Afungi, no distrito de Palma, em Cabo Delgado.

O acordo que supostamente integrará económica e socialmente todas as famílias numa vila a ser erguida traz no seu bojo um conjunto de questões e disfarça uma série de ilegalidades. Desde cedo, as comunidades abrangidas pelo projecto de exploração de gás na Bacia do Rovuma opuseram-se à empresa Anadarko, devido aos problemas relacionados com os procedimentos sobre o reassentamento e os benefícios decorrentes desta acção para as famílias, para além de problemas no Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT).

Porém, espanta-nos o facto de o ministro Celso Correia ter assinado o documento, sabendo que a atribuição do DUAT àquela firma foi feita de forma ilegal, e não foi acautelado os direitos das populações locais. É inconcebível que num país que se pretende ser sério assistamos actos de violação deliberada dos interesses do povo.

A assinatura do memorando é paradigmático do que sempre o Governo faz quando a situação envolve o povo e interesses económicos de uma dúzia de indivíduos ligados ao partido no poder. Basta um mero olhar atento para se aperceber da impunidade e do descaso do Executivo moçambicano nas prioridades da população. Diga-se em abono da verdade, quando a questão é negócio de interesse pessoal, os governantes agem como autênticos necrófagos que, sem nenhuma réstia de peso de consciência, se alimentam da penúria dos moçambicanos.

Com a exploração de recursos naturais em grande escala em Moçambique, só temos assistido a exploração, opressão, repressão, dominação, ostracismo e até excomunhão do povo que teve, digamos, o azar de nascer numa região rica em recursos. Por outras palavras, não tem havido lugar para o povo. O povo não tem tido voz nem vez. As populações moçambicanas continuam seres miseráveis que vivem de mão estendida a vida inteira, devido a um grupo de pessoas que dirige o país.

Portanto, não nos vamos surpreender se um dia acordarmos com o território nacional vendido, não havendo um hectare sequer para o povo produzir a sua comida, até porque é prefeitamente previsível as suas acções do Governo de turno.

Sem comentários:

Mais lidas da semana