terça-feira, 25 de agosto de 2015

PM timorense inicia visita de três dias à Indonésia, primeira oficial ao estrangeiro




Díli, 25 ago (Lusa) - O primeiro-ministro timorense lidera uma delegação ministerial que iniciou hoje uma visita de três dias à Indonésia durante a qual se reunirá com o Presidente Joko Widodo e participará num encontro bilateral alargado.

Trata-se da primeira visita oficial de Rui Maria de Araújo ao estrangeiro desde a sua tomada de posse, a 16 de fevereiro.

A delegação timorense inclui os ministros Coordenador dos Assuntos Sociais e ministro da Educação, António da Conceição, o Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro da Agricultura e Pescas, Estanislau da Silva e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hernâni Coelho.

Integram ainda a delegação os responsáveis das Finanças, Santina Cardoso, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Gastão de Sousa, da Defesa, Cirilo Cristóvão, e do Planeamento e Investimento Estratégico, Kay Rala Xanana Gusmão.

"Damos muito valor à nossa relação com a grande nação Indonésia", sublinhou o primeiro-ministro em comunicado distribuído pelo Governo.

A agenda oficial da visita inclui, na quarta-feira, um encontro privado entre Rui Araújo e Joko Widodo, no Palácio Presidencial, antes de um encontro bilateral de delegações ministeriais, uma declaração conjunta à imprensa e um almoço oficial.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro reúne-se com o secretário-geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Le Luong Minh, devendo regressar a Díli na sexta-feira.

"Esta viagem à Indonésia é muito importante para os dois países, pois celebra a solidariedade e a cooperação que caracteriza a nossa relação única", referiu o porta-voz do VI Governo Constitucional, o ministro de Estado Agio Pereira.

"As nossas parcerias estendem-se a todos os setores e a visita do primeiro-ministro Rui Araújo, acompanhado por altos membros do nosso Governo, vai reforçar ainda mais uma já positiva e produtiva amizade", frisou.

ASP // DM

Sem comentários:

Mais lidas da semana