quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Portugal. PRÓXIMO PRIMEIRO-MINISTRO TERÁ SALÁRIO MAIS ELEVADO




O salário do próximo primeiro-ministro vai sofrer alterações, dependendo do vencedor das legislativas.

Parte do corte nos salários dos funcionários públicos que ganham mais de 1.500 euros brutos será reposta no próximo ano e fará com que a remuneração do próximo primeiro-ministro seja afetada, positivamente.

Assim, no dia 4 de outubro, caso vença a coligação PSD/CDS ou o Partido socialista, o primeiro-ministro passará a ter uma remuneração mais elevada, revela o Diário Económico.

Se Passos Coelho se mantiver como chefe do Executivo, o que significa que a coligação sai vitoriosa, a recuperação manter-se-á em 20% por ano para a função pública, o que se traduz num ‘aumento’ de 137 euros, passando a receber 6.439,3 euros (incluindo despesas de representação).

Mas caso o Partido Socialista vença, e consequentemente António Costa se torne no novo primeiro-ministro, o salário do chefe do Governo vai sofrer uma subida superior, já que o programa socialista aponta para uma reversão da redução remuneratória em 40% já em 2016. Assim, Costa será beneficiado por um aumento de 274 euros, recebendo um total de 6.576,20 euros.

Relembre-se que no presente ano, o Executivo fez uma reversão em 20% dos cortes estabelecidos nos salários desde 2011, ainda com José Sócrates no Governo. O Governo pretende recuperar integralmente esses cortes até 2019, ou mais cedo dependendo da disponibilidade orçamental.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana