domingo, 30 de agosto de 2015

Tempestade tropial “Fred” pode atingir Cabo Verde nas próximas 48 horas




O Centro Nacional de Furacões (NHC), localizado na Universidade Internacional de Flórida, nos Estados Unidos, informa que uma tempestade tropical formada a 400 milhas do sudeste de Cabo Verde pode atingir as ilhas nas próximas 48 horas. Os meteorologistas do NHC alertam que o fenómeno baptizado de “Fred” é o quarto sistema tropical formado no Oceano Atlântico. Esta notícia é confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde (INMG).

Segundo o NHC, Fred está a mover para o noroeste das ilhas e deverá atingir o arquipélago nesta Segunda e Terça-feira. As previsões apontam para ventos a partir de 40 Km/hora que podem chegar aos 110 Km/hora acompanhados de precipitações fortes e trovoadas.

Esta notícia também é confirmada em comunicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde (INMG). Segundo o documento, além dos fortes ventos e precipitações "prevê-se um aumento considerável da agitação marítima, nas regiões a sul e leste das ilhas, bem como na parte norte”. As ondas poderão atingir uma altura acima dos três metros, com picos que poderão atingir os sete metros.

O INMG, avança que devido à essas condições climatéricas o Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) recomenda a permanência das pessoas em casa, longe das janelas, a intensificar as medidas de segurança nas habitações, desobstruir as calhas e reforçar as portas e janelas. Devem ainda estar atentas ao nível das cheias, próximas às residências.

CD – A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana