sábado, 12 de setembro de 2015

Angola. BALÃO DE ENSAIO OU MERA CASUALIDADE



William Tonet* – Folha 8 digital

OPOSIÇÃO PARLAMENTAR UNE-SE CONTRA POLÍTICA DA “PESSOA ÚNICA”

Os partidos da oposição parlamentar organiza­ram o que poderá ser um marco importante para Angola e a maioria dos an­golanos, despidos de amar­ras ideológicas, se tiverem como objecto principal, uma caminhada em busca da unidade fundamental, para aquisição do governo e poder, ao invés de uma luta individual, para consumo dos egos pessoais dos seus líderes.

Para vencer o refastelado e pernicioso elefante é preciso mais do que simples vonta­des discursivas; é preciso mais do que palmadinhas nas costas; é preciso mais do que simples vaidades de falsos democratas.

É preciso saber ser pequeno e grande nos propósitos, len­do o sentimento da maioria popular, que conclama, não paliativos, mas acções cons­tantes, regulares e colectivas dos “ente opositores” numa mesma plataforma, para unidos, fazerem da escassez de recursos, um balaio de força, capaz de alavancar o instituto sagrado e sublime de unidade, único capaz de arrepiar caminho, na busca de uma nova aurora, difícil de ser alcançada por um só partido e tão carente na vida da maioria dos povos autóc­tones discriminados cons­titucionalmente nas suas línguas, culturas e tradições Bantu.

Vencer os complexados que querem institucionalizar a teologia da libertação de Gil­berto Freire, exterminando o que existe de mais sagrado nos povos de Angola, só será possível com acções con­certadas, visando o resgate constitucional, das línguas dos angolanos, para que não continue, discriminatoria­mente, a desfilar sozinha, no palanque dos complexados do regime (art.º 19.º CRA), uma língua estrangeira: português, como se fosse a única em Angola, quando é apenas falada por 25% dos cidadãos.

Esta primeira jornada parla­mentar da oposição, só será recordada, amanhã, se for a primeira de muitas outras acções conjuntas, que o mo­mento político actual e de médio prazo carece.

Ninguém, melhor, muitos poucos acreditam, que a UNITA , a CASA CE, o PRS ou a FNLA, consigam, indi­vidualmente, ser protago­nistas de uma viragem de regime, através da via elei­toral, por muito que os seus líderes palmilhem os carrei­ros dos sentires autóctones.

A grandeza do vício insti­tucional, que corroi o sen­tido humano é tão grande, quanto a ligeireza com que o azeite blinda as institui­ções do Estado, criadas ex­clusivamente, para atender a uma visão monárquica de manutenção de poder.

Isaías Samakuva, Abel Chi­vukuvuku, principalmente, estes dois, secundados por Eduardo Kuangana e Lucas Ngonda e outros, só serão recordados, amanhã, se con­seguirem despir-se dos or­gulhos individuais e criarem uma verdadeira Plataforma Eleitoral Para Mudança, com o objectivo principal de derrubar, não já o Partido Único mas a Pessoa Única que aprisiona Angola e os angolanos e está em vias de conseguir um feito inédito; exterminar o primeiro povo de Angola, os Khoissan, constitucionalmente discri­minados.

Por esta razão, estes senho­res (Samakuva, Chivuku­vuku, Kwangana, Ngonda, entre outros), líderes da oposição, têm de baixar a guarda, descer as escadarias da humildade, hasteando a nobreza da política de proxi­midade, interpretando o cla­mor dos sentires e desejos da cidadania excluída.

Têm de ser capazes de se despojar da tentação, vo­luntária ou involuntária de, subversão subreptícia dos instrumentos estatutários e programáticos dos partidos (enquanto micro-estados), perpetuando-se nos polei­ros, para terem estatuto de inedetismo nas critícas a quem, se transformou em PESSOA ÚNICA (maior instituição do poder de Es­tado, com exército privado, colossal monopólio econó­mico, controlo exclusivo das telecomunicações, da comu­nicação social, etc) e a bapti­zou, através de “engenharias ilícitas de constitucionalida­de” em órgão de soberania (art.º 105.º da Constituição), sem mandado do povo so­berano, como estatui o n.º 3.º da Constituição (“a sobe­rania, una e indivisivel, per­tence ao povo”) e sem ser nominalmente eleito.

Os grandes homens, não são os que se apegam a longos períodos no poder (do par­tido ou do Estado); não são os doentes “chefialoides” (difundem a tese de a ma­nutenção, além dos prazos estabelecidos, ser motivada pela proximidade das ba­talhas políticas), que abo­minam a mudança interna, com as mais falsas justifica­tivas…

Os verdadeiros líderes, aqueles que os cidadãos ambicionam, são escravos dos mandatos estatutários, identificam-se com o jogo da transparência, que impõe cego respeito e não cega ambição de perpetuidade.

Se estes líderes da oposição forem capazes de protago­nizar algo mais do que uma feira de vaidades, teremos aqui um verdadeiro embrião de mudança de regime.

Mudar para conferir ango­lanidade as línguas, as cultu­ras, as tradições da maioria dos angolanos, respeitando, a mais nova etnia de Ango­la: os “angolanistas”, aqueles que não se reveêm nas cul­turas, tradições e línguas an­golanas, mas unicamente na língua portuguesa, esta sim merecedora de “promoção e valorização”, por ser de ori­gem europeia e não como, complexadamente, postula a al.ª n) do art.º 21.º da CRA, em relação à aquelas.

Se os orgulhos pessoais fo­rem colocados à margem, os angolanos descrentes poderão revigorar espe­ranças na tribo política e blindar o sentimento de de­mocracia apoiando incon­dicionalmente a nova visão das lideranças políticas de “só a unidade é capaz de produzir algo de substanti­vo. Só a unidade constroi”, parafraseando Dom Viti, na magistratura da sua fértil e actual clarividência de ho­mem comprometido com a fé cristã. Sigam-lhe as peú­gadas e construam o que de vós espera a maioria dos angolanos.

“In fine”: fiquei horrorizado durante as jornadas, ao ver deputados da oposição sem humildade de fazer diferen­te dos ligados ao partido no poder, quanto aos gastos e aos gestos. Em cada pa­ragem dos freios dos jeeps Lexus (dizem-me que ven­didos por uma empresa de um dos filhos do presidente da Assembleia Nacional) ninguém sai do interior dos mesmos, sem que um guar­da ou abridor de porta as abra…

Terrível, penso eu, na minha pequenez, quando muitos, se não forem reconduzidos não ter condição de manter esse efemero “status” ban­gozo de motorista, guarda­-costa, etc.
Como entender, que depu­tados eleitos para fazer dife­rente, desfilem garbosamen­te, hábitos e gestos de cariz, muitas vezes, fascistóides.

Ora, se na oposição não con­seguem, salvo raras excep­ções, ter noção de redução de gastos, não terão a no­breza de as fazer se, um dia, forem maioria e poder.

É pois imperioso mudar este estado de coisas, estas bangas barrocas, que não os dignifica, principalmen­te, quando se via no parque de estacionamento, onde decorreu as jornadas, mais pessoal de apoio, aos de­putados que jeeps (tinham mais quorum se realizassem as I Jornadas Parlamentares do Pessoal de Apoio dos aos deputados da Oposição). Uma aberração, aliada a falta de rigor das comissões espe­cializadas de apoio, no apoio devido ao trabalho da im­prensa e participantes, não tendo uma fotocopiadora, para reproduzir e distribuir, por exemplo, os discursos dos palestrantes…

É preciso suprir este ama­dorismo com maior rigor e profissionalismo, logo, um diploma de participação e uma brochura policopiada das intervenções, conferiria, outro lustro e visão de pre­paro para a gestão dos desti­nos do Estado…

Finalmente, a minha critica, no quadro da liberdade de pensamento, aos meus ami­gos Samakuva da UNITA e Chivukuvuku da CASA - CE, porque o são verda­deiramente; amigos, a pre­sunção de a liderança lhes conferir legitimidade de se distanciarem do calor dos participantes, abandonando a sessão após os discursos inaugurais (uma replica ao comportamento de Eduar­do dos Santos) e, na do en­cerramento, não foi avisada, nem justificada a ausência do líder da coligação ama­relinha. No mais os meus parabéns…

*Diretor do Folha 8

Sem comentários:

Mais lidas da semana