quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Nyusi é simples, acessível, humilde, “ainda não insultou ninguém” e “é uma pessoa normal”



Adérito Caldeira –Verdade (mz)

O professor Carlos Nuno Castel-Branco, uma das vozes mais críticas à governação de Armando Guebuza - que lhe valeu o julgamento em curso por alegada injúria ao antigo Chefe de Estado -, avalia positivamente os primeiros sete meses do Presidente Filipe Jacinto Nyusi, que considera mais simples, mais acessível, humilde, com um discurso político melhor e “ainda não insultou ninguém”.

“O discurso político melhorou substancialmente, o novo Presidente da República (Filipe Nyusi) tem estado a afirmar várias vezes que é o Presidente de todos os moçambicanos e ainda não insultou ninguém”, declarou o académico no término da primeira sessão do seu julgamento por ter escrito, entre outras críticas, que Armando Guebuza estava fora de controlo.

Castel-Branco acrescentou que Nyusi “tem estado a demonstrar que é uma pessoa normal”, citando como exemplos ter jogado futebol, sem grande aparato, na abertura dos Jogos Escolares na cidade de Pemba, e também o pedido de desculpas que o novo inquilino da Ponta Vermelha apresentou aos passageiros de um voo comercial que teve a partida atrasada para transportar o Presidente.

“No sentido do trato, no sentido da facilidade de contacto, na acessibilidade, na simplicidade da pessoa, na humildade da pessoa a mudança é tão grande que às vezes parece que é difícil ouvir falar de outras coisas. Agora isso não são os problemas do país”, afirmou o professor.

Relativamente aos problemas de Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco reconhece que levam tempo a ser resolvidos pois são “grandes, profundos e estruturais”, herdados dos governos anteriores, mas o Presidente Nyusi já reconhece a existência deles e assume o desejo de os resolver.

“Nós estamos muito preocupados com a questão da guerra, que não está a ter progresso, pelo menos visível que nós saibamos. O próprio Presidente já falou da questão da dívida pública, e já falou com preocupação, isso é um sinal positivo, já não há uma negação do assunto. Já não há negação nem insulto da pessoa que fala, pelo contrário o Presidente já reconheceu haver um problema e que tem de ser resolvido” afirmou o economista que aponta que “umas das dificuldades que ele (Filipe Nyusi) vai ter neste período é começar a implementar o seu programa de governação”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana