segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Portugal. “NO CAPÍTULO DOS ERROS E FALÁCIAS, PASSOS ‘GANHOU’ O DEBATE”




Viriato Soromenho-Marques realça o cuidado a ter com as palavras na hora de debater

Não foram só as várias referências a José Sócrates que mereceram críticas a Passos Coelho. Num artigo que hoje assina no Diário de Notícias, Viriato Soromenho-Marques refere também que o debate foi pontuado por erros, que não deveriam ser cometidos por um político com as responsabilidades de Passos Coelho.

“Neste capítulo, dos erros e falácias, o ainda primeiro-ministro ‘ganhou’ o debate por acumulação de pontos”, escreve o professor universitário, fazendo depois referência ao uso do termo “biliões”, por parte de Passos Coelho, quando o correto em português seria, para números desta grandeza, falar em milhares de milhões e não em biliões.

“É lamentável para a qualidade e rigor do debate político que o primeiro-ministro não respeite o modo correto como devem ser ditos e escritos os grandes números”, escreve ainda Soromenho-Marques.

O “analfabetismo funcional em relação à matemática elementar”, salienta ainda o cronista, “afeta a vida quotidiana de muitos cidadãos e a sua capacidade de perceberem questões elementares de economia e finança”, pode ler-se.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana