quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Angola. LUATY BEIRÃO EXPÕE ACÓRDÃO DO SUPREMO QUE “ORDENAVA” A SUA LIBERTAÇÃO



O rapper, Luaty Beirão pôs fim à greve de fome, mas como tinha prometido, o seu protesto continua. Agora nas redes sociais.

Na sua página de facebook publicou uma fotografia que prova que a primeira decisão do Tribunal Supremo em relação ao pedido de Habeas Corpus foi favorável aos jovens detidos depois de terem sido acusados de rebelião contra o regime angolano, segundo o site notícias ao minuto.

No Acórdão dos Juízes do Tribunal Supremo de Angola lê-se que “seja declarada ilegal a sua prisão, por força do artigo 68º da Constituição da República de Angola, e ordenando a sua libertação imediata”.

“Como a nossa justiça é independente, este acórdão que vêem abaixo, nunca chegou às mãos dos advogados” ironizou o activista na descrição da imagem. “Foi interceptada a tempo e substituída por outra com uma justificação mal-amanhada para manter a medida de coação- a prisão preventiva” prosseguiu.

Luaty Beirão acusou o Supremo Tribunal de fazer um acórdão para libertar os presos políticos quando se preparavam para fazer o anúncio da defesa, “recuaram e fizeram outro acórdão negando a soltura. A vontade do Sr. da primeira cadeira falou mais alto. Manter os jovens detidos e condená-los com ou sem provas”.

O rapper que também tem nacionalidade portuguesa, é um dos 15 activistas presos sob a acusação de actos preparatórios para uma rebelião em Angola e atentado contra o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

 O início do julgamento está agendado para 16 de Novembro, no Tribunal de Cacuaco, nos arredores de Luanda, e envolve mais duas arguidas em liberdade provisórias.

Lavínia Vieira – Expresso das Ilhas

Sem comentários:

Mais lidas da semana