sexta-feira, 30 de outubro de 2015

GRANDE CIRCO DA AJUDA FAZ PARAR PORTUGAL




Mário Motta, Lisboa

O circo no Palácio da Ajuda teve inicio ao meio-dia e já decorreram 40 minutos da cerimónia circense da posse do governo de Cavaco Silva com o elenco possíveis de palhaços, feras, equilibristas, ilusionistas, trapalhões, domadores etc. Destacado, no lugar de honra está o palhaço-rico. Os palhaços pobres, assim agora definidos, o povo, assiste pelas televisões a demorada cerimónia de posse deste elenco que dizem ser governamental. 

Um elenco vasto que jura por uma honra que não demonstraram alguma vez possuir e cumprir com lealdade as funções para que foram nomeados. Na posse olham num  curto espaço de tempo para o palhaço-rico que lhes retribui um esgar manhoso que julga corresponder a um sorriso de simpatia mas não passa de uma careta adequada ao ambiente circense que reina por todo o espaço. Como deve. Se não, a impossibilidade de poderem dizer que foram ao circo, que são o circo, era flagrante.

PALHAÇO-RICO DÁ UMA CAMBALHOTA

Foi um momento em que nem as moscas do Grande Circo da Ajuda se atreveram a zunir. Poisaram, ali, quietinhas, nas carecas dos doutores referidos por António Aleixo, um algarvio plebeu de Loulé, lá para os lados do Palhaço-Rico.

Foi nesse silêncio, sem aplausos, que o palhaço-rico deu uma grande cambalhota e afirmou que não há excluídos - quando anteriormente havia afirmado o contrário e, por assim dizer, excluía um milhão de portugueses eleitores. Amansou, ensandeceu a retórica ditatorial e agressiva que usara antes. Como que a preparar-se para a próxima atuação ali no Palácio Ajuda, na posse de novo governo e respetivo discurso de posse. Será ali que os portugueses assistirão ao Palhaço-Rico engolir as feras do circo com todo o fastio que já se lhe nota. Engolirá os elefantes, as hienas, as cobras, os jacarés... Uma imensa fauna selvagem que engordou escandalosamente nestes últimos quatro anos, como demonstram as estatísticas.

PALHAÇOS COM TACHOS A PRAZO

Os artistas do circo investido hoje pouco tempo vão atuar, mesmo assim de modo contido. O contrato entre eles e o Palhaço-Rico é a prazo, pelo que os seus tachos também o são. O Palhaço-Rico, a quem também chamam O Padrinho, sabe-o bem. Hoje revelou esses indicadores a pesarem na sua conspurcada consciência de ignorar os miseráveis e famintos de Portugal. Mais de dois milhões e meio deles, a que doutos sapientes destinaram etiquetar, com sofisma, de "em risco de pobreza". Como em risco, se já são tão pobres?

São exatamente estes e outros palhaços, uns a que chamam novo governo, há pouco mais de uma hora empossados, que fabricaram tantos "em risco de pobreza". Leia-se pobres. Miseráveis. Desesperados. São esses fabricantes que agora estão a prazo. Um curtíssimo prazo. Para desagrado, contrariedade e grande desgosto do Palhaço-Rico.

ESPERANÇA

Melhores dias surgirão, espera-se. Os velhos  na miséria deixarão de se suicidar, os famintos deixarão de o ser, o número de desempregados diminuirá, as garantias de melhores condições sociais serão postas em prática, a exclusão e a miséria serão combatidas... Essa é a esperança que os portugueses querem ver tornada realidadade. Algo que o Grande Circo da Ajuda de hoje não deu mostras de pretender (mentem sempre) mas sim de apostar na continuidade das políticas que protegem as máfias que lhes proporcionam sustentabilidade exclusiva com tachos aqui e ali, com corrupção - que nem uma palavra merece nos seus discursos, como se fossem "fenómeno" inexistente - com injustiças sociais inadmissíveis.

Um conselho: começem a levantar a tenda. Esse circo nunca alegrou nem alegra ninguém. É de uma tristeza para milhões e de gáudio, alegria e bem-estar só para um número muito restrito de portugueses. Os da seita do Palhaço-Rico e pouco mais.

2 comentários:

Unknown disse...

Com o devido respeito pelos Palhaços, não assisti à palhaçada...

Página Global disse...

Não perdeu nada. Afinal, mais circo menos circo, mais pirueta menos pirueta é quase sempre o mesmo. Até também são sempre as mesmas focas a aplaudirem. :) Saúde!

Mais lidas da semana