segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Portugal. “CAVACO NÃO SE COMPORTA COMO UM PRESIDENTE”



Discurso da passada quinta-feira de Cavaco Silva continua a ser alvo de críticas.

O socialista João Galamba considera que o Presidente da República tomou uma decisão “inteiramente legítima” ao indigitar Passos Coelho. Mas tudo o que se seguiu o no seu discurso da passada quinta mostra que “Cavaco Silva é a negação de um institucionalista e não se comporta como um Presidente”.

Na perspetiva de João Galamba, Cavaco Silva “decidiu comportar-se como líder de fação”, sendo que “ao Parlamento cabe apenas escolher o modo como o governo que já escolheu deve governar”.

“Se for isto que tem na cabeça, então estamos perante uma chantagem inaceitável sobre o Parlamento”, escreve o socialista no artigo que assina esta segunda-feira no Diário Económico, onde Cavaco Silva é acusado de, com o seu discurso, afastar partidos das decisões com base nas suas preferências.

“Se a participação do Bloco, PCP e PEV subverte a democracia, então resta à democracia ilegalizar esses partidos”, ironiza João Galamba, acrescentando que o que não se pode é “fingir que esses partidos são legítimos e, depois, na prática, agir como se se passasse o oposto”.

Escreve ainda João Galamba que não há compromissos internacionais em acordo e que, caso Cavaco Silva se insistir em não perceber isto”, recusando liminarmente uma solução governativa à Esquerda, “ficará na história como o primeiro Presidente da República Portuguesa que se pôs à margem da lei”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana