sábado, 10 de outubro de 2015

Portugal. MAIORIA DE ESQUERDA “AINDA” NÃO É GOVERNO, avisa Costa



António Costa avisou, esta sexta-feira, após uma reunião com o Partido Ecologista Os Verdes, que "os 62% que se expressaram contra a atual politica ainda não se traduziram numa nova maioria de Governo".

Os Verdes gostaram do que ouviram e já incluem os socialistas no grupo dos que defendem a rutura com as política de austeridade.

"Ninguém dispõe de maioria. Temos com humildade de fazer um esforço para encontrar soluções que assegure ao país ter um Governo com estabilidade e um Governo que traduza aquilo que foi a vontade profunda dos portugueses. É verdade que infelizmente que os 62% que se expressaram contra a atual politica ainda não se traduziram numa nova maioria de Governo", assegurou, após cerca de uma hora de reunião com o PEV, representado pela líder parlamentar ecologista Heloísa Apolónia, o deputado José Luís Ferreira e a histórica ambientalista Manuela Cunha.

Costa voltou a salientar que "há algo importante que a PAF perceba": "O quadro político e parlamentar em Portugal mudou substancialmente de domingo". "Não vale fazer fingir que nada aconteceu", disse, após reconhecer que foram muitos os pontos de convergência com Os Verdes, principalmente em questões energéticas e na gestão da água.

Já Heloísa Apolónia, líder parlamentar ecologista, passou uma esponja nas acusações feitas ao PS em tempos de campanha eleitoral, de que iria prosseguir a política da coligação PSD/CDS-PP, e, após este encontro, incluiu os socialistas no grupo daqueles que defenderam uma rutura política - "como a CDU, Bloco de Esquerda e outras forças políticas (PAN)".

"Tivemos um processo eleitoral em Portugal que deram um determinado resultado muito concreto - houve uma coligação PSD/CDS que assumiu um compromisso, que foi a continuidade das politicas que vinha a prosseguir nos últimos quatro anos", lembrou Heloísa, sublinhando que "as outras forças politicas, designadamente, a CDU, mas também o PS, o Bloco de Esquerda, e outras forças, aquilo com que vieram a comprometer-se foi uma mudança relativamente às políticas que vinham a ser prosseguidas".

"Os que se comprometeram com uma mudança têm uma maioria dos deputados na Assembleia da República. Não podemos esconder", concluiu a líder parlamentar, que revelou a realização de outras reuniões - já mais técnicas - com o PS, na terça e quarta-feira da próxima semana, uma delas no Parlamento.

Nuno Miguel Ropio – Jornal de Notícias – Foto Mário Cruz / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana