sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Portugal. Maria de Belém diz que o PR não pode condicionar a atuação do Parlamento



A candidata presidencial defendeu, no Porto, que o Presidente da República "deve salvaguardar a unidade do Estado e a separação de poderes" e não pode "condicionar nunca a atuação do Parlamento".

Questionada sobre a indigitação de Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro e sem querer fazer o que diz ser "o papel de comentadora", Maria de Belém afirmou que "terminou o tempo do Presidente da República (PR), iniciou-se o tempo do Parlamento. Não pode o Presidente da República condicionar nunca a atuação do parlamento". Declarações à margem de uma ação de pré-campanha no Porto, esta sexta-feira.

A candidata presidencial sublinhou ainda que "um dos poderes que o Presidente tem é o uso da palavra e o uso da palavra deve ser criterioso no sentido de fomentar a união entre os portugueses", considerando que "também ao Presidente da República incumbe salvaguardar a unidade do Estado, salvaguardar a separação dos poderes".

"O PR deve usar a palavra sempre no sentido da construção e não da desconstrução".

Maria de Belém acrescentou que apenas está a dizer o que faria se fosse PR e como interpreta os poderes constitucionais. 

Rute Fonseca – TSF - Carlos Manuel Martins/Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana