quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CABO VERDE ACOLHE EXERCÍCIO MILITAR CONJUNTO COM OS EUA EM 2016



Cabo Verde vai acolher em 2016 um exercício militar conjunto com os Estados Unidos, anunciou o ministro da Defesa, Rui Semedo, durante uma visita ao contratorpedeiro USS McFaul, que hoje efetuou uma curta paragem no porto da Praia.

Segundo o ministro, este será o próximo projeto de cooperação no setor da segurança marítima entre os dois países.

Rui Semedo falava aos jornalistas no final de uma visita ao contratorpedeiro da marinha norte-americana, que fez uma paragem de algumas horas em Cabo Verde a caminho dos Estados Unidos.

O ministro evocou a intensa cooperação entre a guarda-costeira de Cabo Verde e a marinha dos Estados Unidos nas áreas de formação de quadros, no apoio técnico, meios navais e fiscalização, adiantando que o referido exercício se realiza nesse âmbito.

Rui Semedo alertou ainda para a importância de garantir a segurança e soberania marítimas, considerando que são alvo de várias ameaças, que vão desde a criminalidade organizada à poluição.

"A segurança marítima, hoje, é uma dimensão que preocupa todos os países do mundo, porque temos enfrentado vários problemas como a criminalidade organizada, a pirataria marítima e a poluição marítima, por isso precisamos garantir a estabilidade nos nossos mares, garantir a soberania marítima e contribuir também para que o mar seja um espaço de projeção e de desenvolvimento económico", disse Rui Semedo, citado pela agência Inforpress.

O USS McFaul está de regresso aos Estados Unidos depois de uma missão de sete meses, em que efetuou, designadamente, operações de resgate de vítimas de catástrofes no mar.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana