segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dados do INE mostram que foi criada imagem fictícia da recuperação económica por PSD/CDS



O BE disse hoje que os dados que revelam uma estagnação da economia mostram que "foi criada uma imagem fictícia da recuperação económica" pelo Governo PSD/CDS, considerando que o programa socialista marca uma rutura com políticas de empobrecimento.

As declarações da deputada do BE Mariana Mortágua à agência Lusa surgem depois dos dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dão conta de uma taxa de variação nula do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre face ao trimestre anterior e um aumento de 1,4% em termos homólogos.

"Os números mostram claramente uma estagnação. (...) Isto permite-nos comparar o desempenho atual da economia com aquelas que foram promessas e uma descrição da realidade feita pelo anterior Governo do PSD/CDS em período de campanha eleitoral", considerou Mariana Mortágua, acrescentando que foi criada "uma imagem fictícia da recuperação económica que não corresponde à realidade".

Questionada se o programa de Governo do PS - que esta semana é discutido na Assembleia da República - permite uma mudança de políticas, a deputada do BE afirmou que, apesar de não ser "a solução para todos os problemas", este "marca uma rutura com as políticas de empobrecimento que foram seguidas até agora e dá de facto novas perspetivas na economia portuguesa".

Segundo Mariana Mortágua, o programa do PS tem elementos e medidas - nomeadamente algumas que resultam de negociações com o BE - que "permitem uma reposição mais rápida e mais acentuada de rendimentos aos trabalhadores e também um aumento do nível salarial e um apoio maior aos nãos trabalhadores", podendo esta injeção de rendimentos na economia "levar a uma recuperação económica mais rápida, mais acentuada".

"Foi-nos dito e repetido que a economia portuguesa estava num período de crescimento sustentado, com um 'boom' de crescimento e que isso se devia às reformas e à prestação do Governo. E o que estamos a ver nestes dados económicos é que nem há crescimento sustentado da economia, nem há um 'boom' sustentado de crescimento, o que há é uma estagnação e picos de investimento que não são sustentados no tempo", descreveu.

Para a deputada do BE, "a economia portuguesa está numa armadilha da qual não está a conseguir sair com este tipo de políticas económicas que foram implementadas até agora".

"Olhar para estes dados e compreender que é preciso mudar a política económica e a forma como o país tem sido dirigido", defendeu, pedindo medidas que combatam o empobrecimento para reverter esta estagnação.

JF // SMA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana