quinta-feira, 12 de novembro de 2015

DHLAKAMA DEVE SAIR DE “PARTES INCERTAS” PARA RESOLVER AS DIFERENÇAS COM O GOVERNO



Maputo, 12 Nov (AIM) O Analista Político José Macuane defendeu hoje que o líder do maior partido da oposição no país, Afonso Dhlakama, deve sair da parte incerta de modo a resolver diferenças com Governo.

Como todos sabem, mesmo que se diz que vai haver um diálogo, depois eles dizem que não se encontram em nenhum sítio, então parece faltar um rumo claro sob ponto de vista de solução do problema em si. Com isto, conclui-se que Dhlakama não esta a fazer a política num sentido benigno, disse Macuane.

Macuane falava hoje, em Maputo, momentos após a abertura da sessão de Formação de Partidos Políticos em Desenvolvimento de Politicas e Programas Partidários, evento que decorre ate sábado próximo.

Segundo o académico, a nível político Moçambique está num momento crítico em termos de estabilidade.

A política, por ser mais fluida, deveria ser a forma de desbloquear impasses. Agora, se nós estamos numa situação em que a política não faz isso, eu diria que estamos diante da má política, disse.

Para Macuane, envolver a comunidade internacional, segundo exige a Renamo, não vai resolver as diferenças no diálogo político, porque isso depende da vontade política de resolver o problema.

Pode se chamar tantos mediadores, mas, se não existir está vontade que é básica, não nos ajuda em nada, disse.

Dhlakama encontra-se desaparecido desde o dia em que forças combinadas do exército e da polícia desarmaram a sua guarda, acto que aconteceu na sua residência, na cidade da Beira, província central de Sofala.

O país vive momentos de incerteza política, provocada pela recusa do líder da Renamo em reconhecer os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro do ano passado e pela sua proposta de governar nas seis províncias onde reclama vitória.

(AIM) Fáusia Ricardo (FAR) /DT

Sem comentários:

Mais lidas da semana