domingo, 20 de dezembro de 2015

ABSTENÇÃO. MENOS ELEITORES A VOTAR EM ESPANHA



A taxa de abstenção está ligeiramente mais elevada do que há quatro anos

Os primeiros dados oficiais da afluência às urnas em Espanha foram divulgados há alguns minutos. Até às 14h locais (13h em Lisboa) tinham votado 37,02% dos eleitores, 0,86 pontos percentuais abaixo dos valores registados em 2011, à mesma hora. As eleições com maior participação às 14h foram as de 1993, com 41,83%.

Os cinco principais candidatos à presidência do governo espanhol votaram ainda durante a manhã. Segundo as previsões, haverá um parlamento muito mais fragmentado, com o aparecimento de dois novos partidos, o que obrigará a alianças.

A secretária de Estado da Comunicação, Carmen Martín Castro, e o secretário de Estado adjunto do Interior, Luis Aguilera, divulgaram os dados relativos aos votos já apurados nas Comunidades e Cidades Autónomas de Espanha. Das 17 Comunidades, quatro subiram a participação em relação a 2011: Madrid, Galiza, País Basco e Foral de Navarra. Nas Cidades, apenas Melilha.

Mais de 36,5 milhões de espanhóis foram convocados a votar nas eleições deste domingo, num dos cerca de 23 mil colégios eleitorais, 75 mil mesas de voto, 210 mil urnas, 58 mil cabines e 400 milhões de boletins. Dessas pessoas, mais de 1,5 milhões votam pela primeira vez para as eleições legislativas.

TSF - Susana Vera/Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana