sábado, 12 de dezembro de 2015

Angola. A LIDERANÇA EFICAZ DE ABEL CHIVUKUVUKU!




Abel Chivukuvuku. Quem sabe se este seu saber de descer às massas pode lhe permitir qualquer dia subir com elas?

Se me pedissem para julgar a estratégia de liderança ou seja o estilo escolhido por Abel Chivukuvuku como líder da CASA-CE e quem sabe futuro presidente de Angola, em poucas palavras e no meu modesto ponto de vista diria que ele escolheu o estilo de liderança eficaz.

E isto implica conhecer com rigor as necessidades concretas das pessoas, e pelas andanças que este tem feito pelos musseques entre becos e esquinas -alguns dos quais cheios de lama, lixo e merda - acredito que Abel Chivukuvuku está realmente bem documentado em relação ás necessidades imediatas dos angolanos.

Com essa sua atitude, sem vaidade e receio em caminhar no meio do lixo e poças de água podre, Abel Chivukuvuku mostra-nos que não se conhecem as verdadeiras necessidades das populações dos bairros Sambizanga ou Rangel por exemplo, quando vistas apenas a partir do terraço do prédio mais alto de S. Paulo ou de Miramar.

Neste momento estou a recordar-me de alguns comentários que se fizeram nalguns círculos restritos depois que se leu uma entrevista de Abel Chivukuvuku, quando ainda estava detido - se a consciência não me trai - no ministério da defesa cravado com uma bala numa das pernas.

Já se presumia que estávamos perante um jovem que mais tarde ou mais cedo escreveria uma pagina da história de Angola como fez com a criação da CASA-CE e tem feito pela forma como se tem relacionado com as populações...

No meio feminino, curiosamente, o nome Chivukuvuku até tinha uma certa piada e lembro-me que era pronunciado como se o seu aspeto físico, homem de bom porte (esbelto), fosse o mais importante.

Também era o tempo em que se julgava que na arte de liderar eram mais importantes as características pessoais do líder. E quem não se lembra sempre disto?

Este homem dava para ser nosso presidente porque tem um bom porte físico, é alto, charmoso, expressa-se tão bem… E olha que até às vezes reparavam na cor dos olhos e outras minhoquices. É um tempo que ficou para trás.

Ao contrario dos outros, Abel Chivukuvuku tem procurado criar á sua volta um clima de boa vontade, dando atenção especial ás tarefas e relações com muitos jovens. Para um país onde a maioria é constituída por jovens é caso para se dizer que vale a pena continuar assim, pois são os jovens o garante do futuro deste país Angola.

Atualmente dá-se mais relevo aos comportamentos do líder, isto é, ao seu estilo de liderança, embora as qualidades individuais (autoconfiança, autodominio, coragem, firmeza, inteligência, espírito de iniciativa) não sejam de se desprezar.

Atenção manos, esta é apenas e simplesmente a minha opinião sincera e pessoal sobre aquilo que acho ser o estilo de liderança de Abel Chivukuvuku e até posso estar errado.

Isto não é bajulação, pois quando tiver que fazer outra apreciação farei sem qualquer receio, o único compromisso que tenho é com os angolanos no geral e quem me dera um dia ter bons motivos para dizer o mesmo de outros líderes sejam eles do MPLA, UNITA, BD ou outro qualquer.

Aliás, não faz tempo escrevi sobre o que penso de Samakuva como patriota, batalhador e homem com grande visão política. Se é a pessoa certa ou não para liderar a UNITA neste momento reservo o meu ponto de vista para mais tarde...

Bom fim de semana para todos e fraterno abraço para Angola!

Fórum Livre Opinião & Justiça - Fernando Vumby

Sem comentários:

Mais lidas da semana