sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

DIRETOR DA ADB DFENDE ENTRADA DE TIMOR-LESTE NA ASEAN



O representante do Banco de Desenvolvimento Asiático (ADB) em Timor-Leste considera que o país está pronto para entrar na Associação das Nações do Sudeste Asiátio (ASEAN), destacando os "extraordinários progressos" em várias áreas no país.

"O lançamento da Comunidade Económica Asean é marcado pela cimeira de Kuala Lumpur, e devia ser também ser a altura para a ASEAN considerar abrir a porta a um novo membro", diz o representante do BDA em Timor-Leste, Shane Rosenthal.

Num artigo de opinião publicado no jornal indonésio The Jakarta Post, o representante desta instituição de cooperação financeira afirma que o país "fez extraordinários progressos desde que ganhou a independência em 2002", lembrando o trajeto feito desde então.

"A infraestutura estava destruída, os serviços sociais não existiam e as instituições governamentais estavam a nascer, mas apesar de breves períodos de instabiliadde, o país agora tem um governo a funcionar bem, e está a usar as suas modestas receitas do petróleo para potenciar o crescimento económico a longo prazo", diz o diretor da ADB em Díli.

No artigo de opinião, Rosenthal acrescenta ainda que a entrada neste clube de nações asiáticas "tem sido uma prioridade em toda a curta história de Timor-Leste".

A entrada do país na associação, argumenta, "é uma situação em que todos ganham, porque ajuda Timor a atrair investimento, desenvolver ligações comericias e diversificar a economia", mas também oferece "benefícios à ASEAN devido à população jovem e à localização estratégica", para além de oferecer uma "história inspiradora" e um "brilhante exemplo" para os outros Estados membros.

Em agosto, num dos últimos esforços diplomáticos, o primeiro-ministro de Timor, Rui Araújo, encontrou-se com o secretário-geral da organização durante a visita à Indonésia, salientando a vontade do país em entrar para a ASEAN.

MBA // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana