quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

DOUTOR MORTE CONTINUA A ATACAR EM PORTUGAL – TERRORISMO DE ESTADO



Andam a matar portugueses. Se isto não é autêntico terrorismo de Estado o que será? Quem não tem medo de ir aos hospitais? Quantos portugueses é que morreram por “cortes” no SNS? Os “cortes” induzidos pelo governo Cavaco-Passos-Portas na saúde são responsáveis por mortes de cidadãos que deviam neste momento estar vivos e de saúde? Sem que estas questões sejam assim colocadas, nuas e cruas, o Expresso Curto de hoje, por João Vieira Pereira, permite-nos colocá-las. E mais outra: os responsáveis por tanta mortandade vão ficar impunes? Calcula-se que sim, se bem que em consciência os responsáveis deviam já estar entre as grades de uma prisão. A vida é um bem que nem profissionais de saúde, nem ministros, nem salafrários políticos, têm o direito de desrespeitar. Ninguém. Urge apurar responsabilidades e... prisão com eles!

O caso, um caso - entre tantos – envolve um homem de 29 anos, um jovem que morreu quando tinha possibilidades de viver. Só não é vivo porque não existia no hospital equipa médica especializada para o salvar. Isso por via dos cortes ministeriais, governamentais – dos assassinos (simplificando). O governo, que já não é governo, voltou a atacar. A assassinar. O ex-ministro da saúde desse ex-governo, Paulo Macedo, e a sua panóplia de “peritos” na mortandade causada ao longo de quatro anos, voltaram a atacar. Contra isso batatas. Impunes. Isso só se acaso não aparecer por aí um qualquer PR ou lá o que seja, que ainda os condecore “pelos serviços relevantes prestados no exercício do cargo”. Os prostitutos, os assassinos, certos políticos, são providos de um descaramento inaudito e condecoram-se uns aos outros - pelo mal que fazem.

E assim vai Portugal. É impossível passarmos um bom dia, apesar de o desejarmos. A não ser que os bandidos do anterior governo e quem mais seja apurado responsável das mortes causadas seja condenado em vez de se passear por aí impune.

O Doutor Morte, ex-ministro da Saúde, voltou a atacar. Se isto não é terrorismo de Estado, o que será terrorismo de Estado? Só indignarmo-nos não basta. Urge apurar responsabilidades e punir os que houver a punir.

Sobre o Banif, que é ainda atualidade... Pfff. É fartar vilanagem!

Redação PG / MM

Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

João Vieira Pereira – Expresso

Porque tinha David de morrer?

Bom dia, o Curto de hoje, o último antes do Natal, começa, infelizmente, com uma daquelas notícias que preferíamos não dar.David Duarte morreu porque a equipa médica que o podia salvar se recusa a trabalhar ao fim de semana pelo valor que o Estado paga.

David teve um aneurisma mas “infelizmente” foi numa sexta-feira e não havia médicos para o operar. Assim foi comunicado à família o seu estado de saúde no dia 11 de Dezembro. O relato impressionante é feito pela namorada numa carta publicada no Expresso e que não pode deixar de ler.

Já leu? É preciso dizer mais?

Na sequência do sucedido apresentaram a demissão Luís Cunha Ribeiro, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Sustelo, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (inclui o Hospital de São José), e Carlos Martins, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (inclui o Hospital de Santa Maria).

Em conferência de imprensa Luís Cunha Ribeiro garantiu que não se repetirá o que aconteceu com David Duarte. “Foi autorizado que passe a haver resposta para situações deste género. Doentes em situações semelhantes não terão o mesmo destino daquele que ocorreu há uma semana.” Sim. Ok. Mas porque tinha David Duarte de morrer?

Tudo aponta para que a resposta esteja nas condições remuneratórias. A jornalista Vera Lúcia Arreigoso conta-lhe como alguns profissionais de saúde rejeitaram os valores propostos para o pagamento de horas de prevenção, o que inviabiliza a existência de equipas médicas preparadas para agir. A recusa terá partido dos enfermeiros.

Mudando de assunto para um menos importante: o Banif. Ontem foidia de explicações. Das possíveis. Mário Centeno foi à Comissão de Economia e Finanças explicar como o custo de salvar um banco foi parar aos sapatinhos de todos os portugueses. Ficámos a saber que a solução preferida não era esta. O ministro das Finanças queria uma fusão com a Caixa mas tal não era possível devido às regras europeias, ou seja, esta era a única solução. E que teve de fazer em três semanas aquilo que o anterior governo não fez em três anos.

O dia foi longo em relação a este assunto, por isso faço aqui um rápido sumário. Mário Centeno diz que sem Orçamento Retificativo, que será votado hoje, o negócio do Banif pode voltar para trás. Retificativo este que o PSD até pode ajudar a aprovar. Que o PCP diz que vai chumbar. E que o Bloco diz que aprova, mas com condições: oNovo Banco não ser vendido; e ser criada uma nova instituição para o sistema financeiro que separe a supervisão da intervenção. OBanco de Portugal emitiu um comunicado com 11 pontos onde diz que a responsabilidade do que se passou no Banif é da gestão e dos acionistas e que esta solução foi o último recurso para proteger a estabilidade financeira e as poupanças dos clientes.António Horta Osório diz-se chocado com este caso e defendeu que o banco deve ser alvo de uma auditoria independente para se apurarem as responsabilidades no caso. Quem já está a olhar para tudo o que se passou é o Ministério Público que, em resposta à Lusa, disse que está a analisar "os elementos que têm vindo a público relacionados com a situação do Banif". Por último leia aquio que se passou nos últimos cinco dias da vida do Banif.

OUTRAS NOTÍCIAS

A revista Exame já está nas bancas e na edição deste mês faz capa com o florescimento dos negócios de comida saudável. Da abóbora biológica à cerveja orgânica. Da pizza sem glúten à comida crua. Dos superalimentos aos sumos detox. O mercado da comida saudável está a crescer. Produções agrícolas, indústrias agroalimentares e novas fórmulas de retalho mostram um apetite crescente por esta fatia do negócio. Não perca.

Depois de três anos, hoje já é possível voltar a ir de avião de Portimão a Bragança, com escalas em Vila Real, Viseu e Cascais (com um serviço 'shutle' de ligação ao Marquês de Pombal, Lisboa). Pode efetuar reservas aqui.

Em França a Uber parece estar a ser mais eficaz que François Hollande no combate ao desemprego, segundo o Le Figaro.

Em Espanha continua o processo difícil de formação de governo. As negociações prosseguem e o El País escreve que Rajoy está disponível para oferecer ao líder do PSOE, na reunião que terão hoje, várias concessões para garantir a sua abstenção na tomada de posse. Entre elas estará uma reforma constitucional e a presidência do Congresso. Se quiser perceber tudo o que está em causa em Espanha não perca também o editorial do El País. “Em boca fechada não entram moscas”. Foi assim que o Conselho Empresarial da Competitividade, que reúne as maiores empresas espanholas cotadas na Bolsa, cancelou a reunião que tinha agendada para ontem, na sequência dos resultados das eleições do passado domingo, remetendo-se assim ao silêncio relativamente a este tema.

O Facebook aderiu às fotos tipo Harry Potter, isto é, fotografias com movimento. Depois da Apple, a rede social está a preparar-se para substituir as fotos por pequenos vídeos. Veja aqui como funciona. Durante o próximo ano irá ser também lançada uma versão de rede social para empresas.

Ainda se lembra de quem é Kim Dotcom? O neozelandês que fundou o Megaupload e que tem estado nos últimos anos na mira das autoridades judiciais de todo o mundo pode agora ter a vir de responder perante os tribunais norte-americanos por infringir direitos de autor e lavagem de dinheiro. Um tribunal da Nova Zelândia determinou que Kim pode ser extraditado para os EUA para ser julgado.

As negociações para a paz na Síria deverão ser retomadas em janeiro, em Genebra, anunciou o diretor geral da ONU naquela cidade, Michael Moller. Entretanto a Amnistia Internacionalconsiderou que os bombardeamentos russos na Síria podem ser considerados crimes de guerra depois de recolher informações de centenas de civis mortos nas suas casas, hospitais e outros espaços públicos.

Uma família de 11 britânicos muçulmanos foi impedida de embarcar para os EUA pelas autoridades americanas. A família viajava para LA para visitar a Disneylândia. E apesar de terem autorização prévia de embarque desde dia 15 foi barrada no aeroporto de Gatwick. O governo de David Cameron já disse que vai examinar o caso.

Big Brother is watching them. As escolas britânicas vão passar a vigiar o uso da internet por parte dos alunos para evitar a radicalização entre os adolescentes. O programa foi anunciado ontem pela ministra de Educação britânica, Nicky Morgan.

Se quer boas notícias, olhemos para Silicon Valley, onde em 2015 não houve crise. Pelo contrário, foi um ano de recordes. De lucros e valorizações. Veja aqui um resumo de mais um ano de ourodo vale mais valioso do mundo.

Em época de balanços, o The Telegraph lembra-nos as previsões que a CIA fez no princípio do milénio de como seria o mundo em 2015. A agência acertou em mais ou menos 50%das suas previsões. Claro que algumas delas eram demasiado óbvias, outras nem por isso. Aqui fica o balanço do que estava certo e errado.

Uma daquelas notícias que devia correr o mundo, pelo menos o português. O The Telegraph pediu a 22 chefes de cozinha e proprietários de restaurantes londrinos que escolhessem o seu restaurante preferido de entre os que abriram em Londres este ano e o que reuniu maior número de preferências entre os seus pares foi aTaberna do Mercado, um projeto de Nuno Mendes, a par do Hoppers, pois cada um foi selecionado por 4 destes reconhecidos profissionais.

O El Mundo diz-nos que em tempos de crise em Espanha o voluntariado aumentou 7%, o que significa que atualmente cerca de 5 milhões de pessoas apoiam as ONG's no país vizinho.Vale a pena ler o artigo para compreender o que nos motiva a ser solidários. E se para dar não tem tempo, pode escolher aqui uma outra forma de ajudar crianças de todo o mundo que pouco ou nada têm. Vá lá. É Natal.

Para os amantes de música uma grande notícia: os Beatles vão chegar às plataformas de streaming a partir de amanhã. Na véspera de Natal, Spotify, Apple Music, Tidal e Deezer deverão começar a disponibilizar as músicas da banda, de acordo com aBillboard.

Se ainda não fez todas as compras de Natal e se vive nas grandes cidades, talvez o melhor seja ir a pé e optar pelo comércio tradicional. Conselho que tinha evitado que várias centenas de pessoas num centro comercial britânico demorassem mais de 6 horas para conseguir sair do estacionamento. Houve crises de choro, ataques de histeria, quem desistisse de sair e aproveitasse para fazer mais compras.

O QUE DIZEM OS NÚMEROS

1.000.000 é o número de refugiados que entrou de forma irregular na Europa. O número foi divulgado pela Organização Internacional paras as Migrações (OIM). A Grécia recebeu a grande maioria destes refugiados, cerca de 820 mil pessoas.

1.405,2 milhões de euros. Assim doam os 10 mais ricos de Espanha. Não perca o ranking de quem tem as mãos mais largas no país aqui ao lado.

5.194 milhões de euros. O valor transacionado em Portugal através da rede Multibanco de 23 de novembro a 20 de dezembro. Foram €2.937 milhões em transações diretas e €2.257 milhões em levantamentos, mais de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

40 milhões de euros. É o valor total depositado em 2,6 mil contas bancárias que estão inativas há mais de 60 anos na Suíça. 5 são de portugueses, cujos herdeiros podem agora reclamar este dinheiro e/ou valores já que em causa estão também cofres. Se não o fizerem, o dinheiro irá reverter para o Estado suíço. Pode pedir informaçõesaqui.

O QUE EU ANDO A LER

Deixo-vos uma sugestão que aterrou ontem no caos da minha secretária. Confesso que muita da correspondência aguarda às vezes dias para ser aberta. A mesma força que me fez não ignorar, temporariamente, o volume foi a mesma que me obrigou a sentar e abrir de imediato o livro que tinha nas mãos. O título “Os últimos heróis” salta na capa deste livro sobre uma fotografia de um pescador atarefado a bordo de um barco. Mas o que me fez abri-lo e devorá-lo num dia em que o Banif me preenchia todos os minutos disponíveis foi o título em jeito de rodapé 'Código postal A2053N- Uma homenagem aos últimos heróis portugueses que arriscam a vida na pesca do bacalhau'.

Este é um livro do fotógrafo Pepe Brix no seguimento de um trabalho que publicou na revista 'National Geographic Portugal'. Uma viagem de mais de três meses a bordo do 'Joana Princesa' um arrastão português de Aveiro numa das suas viagem ao norte do mundo em busca de bacalhau. Numa altura em que este peixe estará em muitas mesas fica aqui a homenagem aos homens que continuam a arriscar a sua vida na faina. Já não usam dóris, mas continua a ser uma vida dura e cheia de perigos.

As fotografias são impressionantes e por si só contam toda uma história desta vida difícil. Há livros, tal como este, que ficam bem na nossa sala. Decorações que muitas vezes não abrimos. Este não é o caso.

Agora algo totalmente diferente. Uma recomendação para as crianças e não só. Porque não acompanhar o percurso do Pai Natal, conhecer as tradições natalícias de vários países, aprender a dizer Pai Natal em diversas línguas, ver as iluminações de Natal de cidades espalhadas por todo o mundo, apoiar algumas ONG's e jogar imensos jogos? E quando se aborrecerem desta, têm a alternativa criada pelo Comando Norte-Americano de Defesa Aeroespacial (NORAD). Divirta-se!

Resta-me desejar-lhe um Feliz Natal. O Expresso Curto volta só na segunda-feira dia 28 de dezembro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana