domingo, 13 de dezembro de 2015

Eleições regionais em França. 2ª volta. Eleitores franceses não afastam "fantasma" da abstenção



Quase 20 por cento dos eleitores franceses votaram até ao meio-dia. Na comparação com a primeira volta das eleições regionais, há uma semana, os dados do Ministério do Interior francês indicam que houve um aumento de cerca de 3%.

A participação dos eleitores é uma das grandes interrogações nestas eleições, depois de na primeira ronda a abstenção ter ultrapassado os 50 por cento, um valor sem precedentes em eleições francesas.

É também para contrariar o avanço da extrema-direita, que os socialistas apelaram a uma maior mobilização dos eleitores. Na semana passada, a Frente Nacional, liderada por Marine Le Pen, venceu em seis das treze regiões.

As sondagens para a segunda volta não confirmaram esse avanço, mas partido de extrema-direita mantém a confiança num bom resultado e já reservou um restaurante português para logo à noite.

Um restaurante vizinho da sede da Frente Nacional, como nos conta o enviado da TSF a Paris, João Francisco Guerreiro.

As assembleias de voto abriram às sete da manhã, hora de Lisboa, cerca de 45 milhões de franceses são chamados às urnas, naquele que é considerado o último teste eleitoral antes das presidenciais de 2017.

François Hollande, o presidente francês e Marine Le Pen, líder da extrema direita votaram ao início da manhã.

Na maior parte do território francês, as urnas vão estar abertas até às cinco da tarde. Os primeiros resultados são esperados quando forem sete da tarde, hora de Lisboa.

TSF – Foto: Eric Gaillard/ Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana