quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

METRO DE MACAU DEVE COMEÇAR A FUNCIONAR EM 2019 - Governo



O metro ligeiro de Macau, em construção e que já sofreu diversos atrasos e derrapagens orçamentais, deve estar a circular, na ilha da Taipa, em 2019, indicou hoje o secretário dos Transportes e Obras Públicas.

"Os trabalhos de construção civil na linha da Taipa, com uma extensão de 9,3 quilómetros e 11 estações, serão finalizados até ao final do próximo ano", disse inicialmente Raimundo do Rosário, durante a apresentação setorial das Linhas de Ação Governativa (LAG) para 2016 na Assembleia Legislativa de Macau.

O governante explicou aos deputados que os carris e a "parte eletromecânica" devem estar concluídos em 2017 e em "2019 a linha da Taipa já pode entrar em funcionamento, em princípio".

Em março, durante a apresentação das LAG para 2015, o mesmo secretário pediu desculpa pela não-existência de um calendário para a obra, incluindo a linha da ilha da Taipa, que se espera ser mais simples e rápida. A linha da península de Macau, cujo traçado implicou diversas consultas públicas e foi recebido com contestação popular, continua sem data.

Tal como em março, o secretário queixou-se da falta de recursos humanos, justificando as dificuldades na obra: "Não posso responder a tudo e fazer tudo. O Gabinete para Infraestruturas de Transportes só tem 90 funcionários e não temos tempo suficiente para fazer outras coisas. O segmento da Taipa esta dividido em três fases e ainda temos a questão da oficina. Por isso, não podemos fazer tudo com prioridade", afirmou.

Espera-se que o metro ajude a atenuar o grave problema de trânsito de Macau, um território com cerca de 30 quilómetros quadrados e mais de 500.000 residentes permanentes, um tema que o secretário também abordou hoje.

"O problema do trânsito tem-se, de facto, agravado. Cerca de 129 mil motas e 119 mil carros circulavam nas estradas do território em novembro, o que representa um aumento da ordem dos 4%" em termos anuais, lembrou.

Raimundo do Rosário indicou que, em média, este ano, Macau registou 620 novos veículos por mês, afirmando que deseja, em 2016, "controlar, indiretamente, o aumento do número de veículos particulares".

Nesse sentido, "será criado, a título experimental, um corredor exclusivo para transportes públicos entre a Barra e a Doca do Lam Mau, que funcionará em determinados períodos do dia", explicou.

Vão também ser emitidas 250 novas licenças de táxis e aumentados os impostos para veículos particulares, bem como criadas novas exigências nas inspeções.

Raimundo do Rosário sublinhou ainda a importância da proteção ambiental, numa altura em que os residentes se queixam cada vez mais da degradação da qualidade do ar. A título de exemplo, indicou que serão instalados nos parques de estacionamento públicos 60 postos de carregamento para veículos elétricos.

ISG // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana