segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Portugal. BANIF: "PASSOS E PORTAS FORAM RESPONSÁVEIS POR UM ATO CRIMINOSO”



A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, comentou esta manhã a venda do Banif ao Santander Totta por um valor de 150 milhões de euros.

"Desde que surgiram os primeiros problemas do Banif, o Bloco de Esquerda esteve sempre contra a injeção de dinheiros públicos e defendeu como prioridades a proteção do dinheiro dos depositantes, a rede dos bancos nas regiões autónomas e as poupanças dos emigrantes", garante a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua. 

Para a bloquista, "os ativos bons do Banif deveriam ter sido agregados e mantidos num controlo público. Os ativos tóxicos deveriam ter sido concentrados num banco mau, em vez de ser uma nova condenação sobre os contribuintes, os custos desta operação deveriam em primeiro lugar ser assumidos pelos acionistas e pelos grandes financiadores do Banif". 

Esta é uma operação que poderá ter um custo elevado para os contribuintes. Sendo que o Fundo de Resolução vai investir 489 milhões de euros e o Estado vai contribuir com 1.766 milhões, o que perfaz uma injeção de capital de pelo menos 2.255 milhões de euros.

"Enquanto o governo da Direita com a colaboração ativa das instituições europeias se preocupava unicamente em encenar a famosa saída limpa, a real situação do Banif era ocultada até se tornar insustentável", afirma. 

"Há responsabilidades que são óbvias. Com a sua negligência Passos e Portas agravaram radicalmente as perdas para os contribuintes, decidindo nada fazer e ocultar o problema para depois das eleições. Cometeram um crime contra os interesses do Estado e do país", frisa, apontando o dedo a "Passos e Portas, os responsáveis por um ato criminoso contra os interesses financeiros do país com a sua negligência, em nome de um puro interesse eleitoralista e política". 

A bloquista não deixa de apontar a atuação do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. "O Banco de Portugal não esteve à altura das suas funções. Consideramos que Carlos Costa não tem as mínimas condições para se manter na sua posição", indica. 

"Tomaremos a iniciativa de propor uma comissão parlamentar de inquérito à gestão do Banif. O Bloco está ainda preocupado com as consequências da decisão do PS, que não só implica despedimentos como um prejuízo imposto aos contribuintes", adianta, assegurando que "os contribuintes não podem continuar a ser a garantia que na banca privada a má gestão é um crime que compensa".

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana