segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Regulador da Comunicação Social da Guiné-Bissau contra ordem do PGR



O juiz Ladislau Embassa, presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS) da Guiné-Bissau, órgão com poderes de regulação, afirmou hoje que o Procurador-Geral da República "age fora da lei" ao ordenar a suspensão de um programa de rádio.

Ladislau Embassa afirma que ainda não recebeu nenhuma comunicação da Rádio Difusão Nacional (RDN), mas aconselha a estacão a não acatar a ordem do PGR, António Sedja Mam, por a considerar ilegal.

Para o presidente do CNCS, a ordem pretende colocar em causa a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão na Guiné-Bissau, duas conquistas que não podem ser colocadas em causa, frisou.

"Não há nenhum processo criminal em curso no Ministério Público contra a Rádio Nacional que deve continuar a fazer o seu trabalho dentro do espirito da observância da legalidade e do pluralismo", declarou Ladislau Embassa.

O PGR teria eventualmente poderes de mandar cercear a liberdade de expressão em caso de o país estar em estado de sítio ou de emergência, notou ainda Embassa, lembrando que a Guiné-Bissau "vive na perfeita normalidade democrática".

"Num Estado de Direito só se pode cumprir, acatar uma ordem, quando é válida", disse o presidente do Conselho Nacional da Comunicação Social, salientando que a liberdade de expressão e de imprensa são "conquistas irreversíveis" para o povo da Guiné-Bissau.

O PGR, António Sedja Mam, ordenou na sexta-feira a suspensão de um programa de debate da RDN, justificando-se com a "situação político-social" do país, sem especificar qual.

O documento acabou por ser divulgado no programa "Cartas na Mesa", que se manteve no ar, como habitual, aos sábados de manhã.

MB // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana